AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DE ALGUMAS UNIVERSIDADES DE CAMPO GRANDE – MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5224

Palavras-chave:

Análise documental. Educação Especial. Formação Docente.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e discutir os documentos do curso de Pedagogia nas universidades da cidade de Campo Grande- MS, mais especificamente a ementa da disciplina da Educação Especial, com relação às Altas Habilidades/Superdotação. A discussão ocorre por meio da apreciação dos dados coletados nas ementas, por meio da elaboração de um parecer analítico das seis universidades investigadas, afim de verificar se a ementa contempla o estudo das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na disciplina da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de cunho documental, fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, assim como documentos legais que amparam os estudantes com AH/SD. Foi possível constatar que ainda que a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) inclua os estudantes superdotados desde 1971, ainda hoje os profissionais da educação desconhecem esse público alvo. Em decorrência disso, concluímos que se faz necessário o oferecimento de cursos de formação, relacionados a esta temática, apropriados para identificar esses alunos e realizarem o atendimento educacional especializado (AEE).

Biografia do Autor

Priscilla Basmage Lemos Drulis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Licenciada em Pedagogia. Pós- graduada em Psicopedagogia e Educação Especial e Mestra em Educação na  Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Antonio Sales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em Educação. Docente Sênior do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Professor no Mestrado em Ensino de Ciência  e Matemática da Uniderp/Anhanguera.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

BASMAGE LEMOS DRULIS, P.; SALES, A. AS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DE ALGUMAS UNIVERSIDADES DE CAMPO GRANDE – MS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 26–43, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5224. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5224. Acesso em: 8 maio. 2024.