PRÁTICAS LÚDICAS E PEDAGÓGICAS:

UMA ABORDAGEM TEATRAL NA FORMAÇÃO DE DISCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5380

Palavras-chave:

Ensino. Práticas Pedagógicas. Pessoas com Deficiência. Teatro.

Resumo

Neste texto, propõe-se uma reflexão lúdica e pedagógica sobre a formação de educadores que atuam diretamente na área da educação e, que, como docentes precisam criar abordagens de ensino e aprendizagem voltado para alunos com deficiência no ensino regular. Dessa forma, o artigo instaura uma relação entre as áreas da educação e do ensino teatral como abordagem pedagógica na formação de futuros docentes. A escrita se oriunda da experiência e da vivência de um educador universitário ao ministrar duas disciplinas no curso de Pedagogia, Educação Inclusiva e Educação, Ludicidade e Corporeidade, na Universidade Estadual da Bahia. Neste viés, compreende-se uma amplitude no diálogo entre a formação docente e a experiência desses futuros educadores ao criar práticas pedagógicas destinadas as pessoas com deficiência. Assim, o ensino da área teatral adentra como dispositivo para criar, inventar, pensar, propor e provocar procedimentos de ensino numa perspectiva de educação inclusiva. Autores como Ailton Krenak, Flávio Desgranges, Lydia Hortélio, Paulo Freire, Sonia Rangel e Tião Rocha são convidados a fazer parte de uma reflexão voltada para o processo criativo, cuja proposta é proporcionar aos educadores momentos de experiências criativas para a realização de práticas em sala de aula.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal do Acre - AFAC

Doutor em Artes Cênicas, encenador, performer, ator, produtor cultural. Educador da Universidade Federal do Acre (UFAC).

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, C. A. PRÁTICAS LÚDICAS E PEDAGÓGICAS: : UMA ABORDAGEM TEATRAL NA FORMAÇÃO DE DISCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 44–64, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5380. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5380. Acesso em: 15 maio. 2024.