PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA/ NA CONSECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS:

A FORESPI EM MOVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5394

Palavras-chave:

Formação Docente. Inclusão Escolar. Deficiência.

Resumo

Este texto objetiva apresentar um corpus teórico acerca da formação docente e o desafio da inclusão escolar à luz da proposta denominada Formação Continuada para Estudos em Educação Especial na perspectiva inclusiva (FORESPi). A formação desenvolvida no ano de 2020 como estratégia de enfrentamento ao período pandêmico provocado pela Covid 19, resultou da iniciativa colaborativa no âmbito da gestão da educação pública de um município baiano com adesão de 105 professores. Realizada por meio da plataforma google meet, a FORESPi totalizou uma carga horária de 50 horas, tendo contemplado temas no trato da inclusão escolar e da concepção de deficiência. Para disposição dos conteúdos, apostou-se na diversidade de estratégias a fim de tornar os encontros mais correspondentes às inspirações teórico-metodológicas. Desse modo, realizou-se lives; minicursos acerca das especificidades pedagógicas das deficiências e encontros denominados Rodas de Conversa. Além disso, contou com o acesso a google classroom para enriquecimento curricular da proposta. Com o estudo, foi possível identificar evidências: I. a importância do desenvolvimento de propostas colaborativas no trato da inclusão escolar; II. o relevo ao conhecimento das necessidades formativas docentes; III. a credibilidade atribuída à FORESPi; e a IV. relevância do investimento no âmago das políticas públicas educacionais. Sem a pretensão de ser um compêndio prescritivo à prática docente, o texto é um prenúncio da (re)criação de estratégias para a interlocução com a escola e seus sujeitos, em especial com suas concepções sobre deficiência e inclusão escolar.

Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, Universidade do Estado da Bahia (Campus XI) e Prefeitura Municipal de Feira de Santana-Ba.

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus XI/Serrinha-Ba. Professora permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Participante do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS). Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Feira de Santana-BA. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Adarita Souza da Silva, Prefeitura Municipal de Feira de Santana - BA

Doutoranda do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC - IFBA, LNCC, SENAI-CIMATEC, UEFS, UNEB e UFBA), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014), Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia(2008), Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana(2009), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Professora da Educação Básica da rede Municipal de Feira de Santana-BA. 

Referências

ARAÚJO, N. R. de; CUNHA. C. M. Interpretação do modelo social de

deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem In: Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 25, Dossiê, 2020. http://dx.doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.18

Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7588/pdf Acesso em: 31 mar. 2021.

BARBOSA, D. de S.; FIALHO; L. M. F.; MACHADO, C. J. dos. Educação inclusiva: aspectos históricos, políticos e ideológicos da sua constituição no cenário internacional. In: Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación. Volumen 18 Número 2, Año 2018, ISSN 1409-4703. https://doi.org/10.15517/aie.v18i2.33213 Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v18n2/1409-4703-aie-18-02-598.pdf Acesso em 31 mar. 2021.

BEHAR, P. A. (orgs.). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial, Brasília: MEC / SEF/SEESP, 2008.

BUENO, J. G. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: BUENO, J. G.; MENDES, G.; SANTOS, R. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Brasília: Junqueira & Marin, 2008, p. 43-63.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p145-154

Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7445 Acesso em: 30 mar. 2021.

DINIZ, D.; BARBOSA, L.; SANTOS, W. R. dos. Deficiência,

Direitos Humanos e Justiça. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos, v. 6, n.

, p. 65-77, dez. 2009. https://doi.org/10.1590/S1806-64452009000200004 Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452009000200004

Acesso em: 18 mar. 2021.

FERREIRA, M. C. C.; FERREIRA, J. R. Sobre Inclusão, Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. In: GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. F. de (Orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p 21-48. (Coleção educação contemporânea.)

FREITAS, H. C. L. Dez anos de LDB: tensões e contradições na formação

dos profissionais da educação. In: SOUZA, J. V. A de. Formação de

Professores para a Educação Básica: Dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica,

, p. 143-158.

GARCIA, R. M. C. Política Nacional de Educação Especial nos anos 2000: a formação de professores e a hegemonia do modelo especializado. In: CAIADO, K.R.M.; JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R. (Orgs.) Professores e Educação Especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação/CDV/FACITEC, 2011.

GAUDENZI, P.; ORTEGA; F. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. In: Ciênc. saúde colet. 21, out 2016. https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.16642016 Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016001003061&lng=pt&tlng=pt Acesso em: 12 fev. 2021.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5ª ed. São Paulo, Cortez, 2005.

KASSAR, M. de C. M. Matrículas de crianças com necessidades educacionais na rede de ensino regular: do que e de quem se fala?. In: GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. F. de (Orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 49-68. (Coleção educação contemporânea.)

LAPLANE, A. Notas para uma Análise dos Discursos sobre Inclusão Escolar. GÓES,

M. C. R. de; LAPLANE, A. F. de (Orgs.). Políticas e práticas de

educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. p. 5-20. (Coleção educação

contemporânea.)

NASCIMENTO, M. das G. C. de A.; REIS, R. F. dos. Formação docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. In: Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 49-64, jan./mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201701150846 Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022017000100049&lng=pt&tlng=pt Acesso em: 13 fev. 2021.

PAIVA, J. C. V.; BENDASSOLLI, P. F. Políticas sociais de inclusão social para pessoas com deficiência. In: Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 418-429, jan. 2017. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p418-429 Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/16701Acesso em: 10 fev. 2021.

RABELO, Lucelia Cardoso Cavalcante. Ensino colaborativo como estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. São Carlos. UFSCar, 2012.

SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Debora. A equidade da formação docente na modalidade a distância. In: Revista de Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 240-249, maio-ago. 2017. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.22943

Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/22943

Acesso em: 25 mar. 2021.

SILVEIRA, F. da R.; CASTAMAN, A. S. Formação continuada de profissionais da educação: problematizações na educação profissional e tecnológica. In: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, 2020. https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.934

Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/934

Acesso em: 31 mar. 2021.

VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico- elementos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad Editora, 2006.

VÓVIO, C. L; ALMEIDA, R. Formação de professores: os desafios da profissão [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2019 [viewed 30 March 2021]. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/01/30/formacao-de-professores-os-desafios-da-profissao/ Acesso em: 31 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

SOARES, M. T. N.; SILVA, A. S. da. PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA/ NA CONSECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: : A FORESPI EM MOVIMENTO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 65–81, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5394. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5394. Acesso em: 20 nov. 2024.