PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA/ NA CONSECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS:

A FORESPI EM MOVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5394

Palavras-chave:

Formação Docente. Inclusão Escolar. Deficiência.

Resumo

Este texto objetiva apresentar um corpus teórico acerca da formação docente e o desafio da inclusão escolar à luz da proposta denominada Formação Continuada para Estudos em Educação Especial na perspectiva inclusiva (FORESPi). A formação desenvolvida no ano de 2020 como estratégia de enfrentamento ao período pandêmico provocado pela Covid 19, resultou da iniciativa colaborativa no âmbito da gestão da educação pública de um município baiano com adesão de 105 professores. Realizada por meio da plataforma google meet, a FORESPi totalizou uma carga horária de 50 horas, tendo contemplado temas no trato da inclusão escolar e da concepção de deficiência. Para disposição dos conteúdos, apostou-se na diversidade de estratégias a fim de tornar os encontros mais correspondentes às inspirações teórico-metodológicas. Desse modo, realizou-se lives; minicursos acerca das especificidades pedagógicas das deficiências e encontros denominados Rodas de Conversa. Além disso, contou com o acesso a google classroom para enriquecimento curricular da proposta. Com o estudo, foi possível identificar evidências: I. a importância do desenvolvimento de propostas colaborativas no trato da inclusão escolar; II. o relevo ao conhecimento das necessidades formativas docentes; III. a credibilidade atribuída à FORESPi; e a IV. relevância do investimento no âmago das políticas públicas educacionais. Sem a pretensão de ser um compêndio prescritivo à prática docente, o texto é um prenúncio da (re)criação de estratégias para a interlocução com a escola e seus sujeitos, em especial com suas concepções sobre deficiência e inclusão escolar.

Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, Universidade do Estado da Bahia (Campus XI) e Prefeitura Municipal de Feira de Santana-Ba.

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Campus XI/Serrinha-Ba. Professora permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES). Participante do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS). Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Feira de Santana-BA. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Adarita Souza da Silva, Prefeitura Municipal de Feira de Santana - BA

Doutoranda do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC - IFBA, LNCC, SENAI-CIMATEC, UEFS, UNEB e UFBA), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014), Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia(2008), Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana(2009), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Professora da Educação Básica da rede Municipal de Feira de Santana-BA. 

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

SOARES, M. T. N.; SILVA, A. S. da. PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA/ NA CONSECUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: : A FORESPI EM MOVIMENTO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 65–81, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5394. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5394. Acesso em: 9 maio. 2024.