NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM: PRECISAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5419Palavras-chave:
Educação inclusiva. Neuropsicopedagogo. Equipe Multidisciplinar. Alunos especiais. Conscientização.Resumo
Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o tema da educação inclusiva e os principais pontos que o norteiam, tais como: a importância da conscientização de todos sobre a educação especial, principais tópicos que precisam ser levados em conta no que diz respeito a esse tipo de educação e aos profissionais envolvidos. Nosso objetivo principal foi refletir sobre a educação inclusiva e destacar a necessidade de falarmos sobre isso. Nossos questionamentos foram pautados na forma como devem atuar os profissionais envolvidos no processo de inclusão, bem como neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos e, sobretudo, os neuropsicopedagogos. A metodologia da pesquisa foi de natureza bibliográfica e qualitativa e os métodos utilizados foram: a busca por pesquisas anteriores que tratassem sobre o tema e, posteriormente, uma breve análise sobre o curta-metragem Ian - uma estória verídica de inclusão. A partir das discussões e análises, concluímos que o processo de inclusão dos sujeitos especiais tem sido pensado e desenvolvido nos últimos anos, no entanto, ainda temos muito caminho e muitas conquistas a serem alcançadas para uma educação inclusiva acessível para todos aqueles que precisam e para que ela se torne um assunto comum e esclarecido para os que vivenciam experiências com esse público.Referências
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