SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Ana Paula Boff Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. https://orcid.org/0000-0002-6568-0006
  • Anelise Maria Regiani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0001-9416-9947

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5430

Palavras-chave:

Formação docente inicial. Educação inclusiva. Ensino de ciências.

Resumo

A educação inclusiva é uma perspectiva educacional que defende que todos os estudantes têm direito ao acesso à escola comum. A formação docente inicial representa um importante desdobramento para que os princípios da educação inclusiva sejam colocados em prática no contexto educacional. Desse modo, este artigo objetiva discutir os saberes e práticas pedagógicas inclusivas necessárias à atuação na área das ciências da natureza, tendo como perspectiva uma formação docente inicial socialmente implicada com os princípios da inclusão escolar. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada a partir de abordagem teórica e o tratamento analítico baseou-se na análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo apontaram que: os saberes e práticas pedagógicas no ensino de ciências da natureza explicitam a necessidade de que a temática da educação inclusiva seja contemplada nos currículos dos cursos de licenciatura, estabelecendo relação entre a teoria e a prática educacional e destacando a mediação docente como eixo central para o processo educativo de todos os estudantes; assim como é necessário que os futuros professores de ciências conheçam as possibilidades de criação de redes de apoio e de produção de materiais didáticos acessíveis.

Biografia do Autor

Ana Paula Boff, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

Formada em Pedagogia e Mestra em Educação. Atuação profissional: Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Anelise Maria Regiani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1994) e graduação em Química Licenciatura Centro Universitário Claretiano (2013), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC, 2011).

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENITE, A. M. C.; PEREIRA, L. de L.; BENITE, C. R. M.; PROCÓPIO, M. V. R.; FRIEDRICH, M. Formação de professores de ciências em rede social: uma perspectiva dialógica na educação inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 9, n. 3, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3997. Acesso em: 25 mar. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Proposta de Diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/basica.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: Secretaria de Educação Especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 28 ago. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 26 fev. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 15 abr. 2021.

CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciênc. Educ, Bauru, SP, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HN3hD6w466F9LdcZqHhMmVq/?lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2021.

CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência. Educ. rev., Curitiba, PR, n. 3, p. 151-166, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.52925. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/ZcHW3WNByMmz9mVCMRPGJcv/?lang=pt. Acesso em: 26 mar. 2021.

GOMES, C.; SANTOS, P. F. O Pibid e a formação de professores de biologia na perspectiva da educação inclusiva. Diálogos, Maringá, PR, v. 18, p. 243-259, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/33875. Acesso em: 22 ago. 2021.

GONÇALVES, S. da R. V.; MOTA, M. R. A.; ANADON, S. B. A resolução CNE/CP n. 2/2019 e os retrocessos na formação de professores. Formação em Movimento. v. 2, i. 2, n. 4, p. 360-379, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2020.v2i2n4.360-379. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/610/896. Acesso em: 24 mar. 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

MÓL, G. de S.; DUTRA, A. A. Construindo materiais didáticos acessíveis para o ensino de ciências. In: PEROVANO, L. P.; MELO, D. C. F. de (Orgs). Práticas inclusivas: saberes, estratégias e recursos didáticos. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2019, p. 14-35.

NÓVOA, A. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação. Vitória, ES, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/educacao/article/view/4927. Acesso em: 28 ago. 2021.

PAULA, T. E. de; GUIMARÃES, O. M.; SILVA, C. S. da. Formação de Professores de Química no Contexto da Educação Inclusiva. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, SC, v. 11, n. 1, p. 3-29, maio. 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p3. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p3. Acesso em: 23 ago. 2021.

PEREIRA, L. de L. S.; BENITE, C. R. M.; PADILHA, J. C.; MENDES, M. L.; VILELA-RIBEIRO, E. B.; BENITE, A. M. C. Trajetória da formação de professores de ciências para educação inclusiva em Goiás, Brasil, sob a ótica de participantes de uma rede colaborativa. Ciênc. Educ, Bauru, SP, v. 21, n. 2, p. 473-491, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150020013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/LHKHSdc9BS87gQn8dDKgkYG/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2021.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes

políticas e resultados de pesquisas. Educar rev., Curitiba, PR, n. 33, p. 143-156, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2021.

ROCHA-OLIVEIRA, R.; DIAS, V. B.; SIQUEIRA, M. Formação de Professores de Biologia e Educação Inclusiva: Indícios do Projeto Acadêmico Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 19, p. 225-250, 2019. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u225250. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935. Acesso em: 23 ago. 2021.

ROLDÃO, M. C. Conhecimento, didáctica e compromisso: O triângulo virtuoso de uma

profissionalidade em risco. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1134-1149, out./dez. 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/cp/article/view/4367. Acesso em: 26 mar. 2021.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. São Paulo, SP, v. 4, n. 2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297. Acesso em: 28 ago. 2021.

SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec, São Paulo, SP, v. 6, n. 1, p. 120-142, jan./jul. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i1.353. Disponível em: http://www.cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353/349. Acesso em: 22 mar. 2021.

SILVA, R de C. M.; MÓL, G. de S.; CAIXETA, J. E. Argumentação dos professores: competências docentes e educação inclusiva. In: GUIMARÃES, D. N.; MELO, D. C. F. de; MÓL, G. de S. (Orgs). Práticas inclusivas: saberes e experiências, v. 1. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2020, p. 101-111.

SOUZA, D. V. de; SERPA, I. A.; FORTES, L. de O. Challenges and possibilities of Science Education in an inclusive perspective: a case study. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. 1-17, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6119. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6119. Acesso em: 22 ago. 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ:

Vozes, 2012.

VALLE, J. W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas nas escolas. Porto Alegre: AMGH, 2014.

VERASZTO, E. V.; SIQUEIRA, S. R. A.; CAMARGO, J. T. F. de; SOUZA NETO, O. A. de; CAMARGO, E. P. de. Indagatio Didactica, Aveiro, PT, v. 10, n. 4, p. 7-19, 2018. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v10i4.11143. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11143. Acesso em: 22 ago. 2021.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas: fundamentos de defectologia, v. 5. Madrid: Visor, 1997.

VILELA-RIBEIRO, E. B.; BENITE, A. M. C. Sobre educação inclusiva na formação de professores de ciências: a tessitura dos currículos praticados. Acta Sci. Educ, Maringá, PR, v. 33, n. 2, p. 239-245, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/14407. Acesso em: 23 ago. 2021.

VILELA-RIBEIRO, E. B.; BENITE, A. M. C. Ciênc. educ., Bauru, SP, v. 19, n. 3, p. 781-794, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/qc7qBX6QPzHvBvPKpr5pJ5w/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

BOFF, A. P.; REGIANI, A. M. SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 150–170, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5430. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5430. Acesso em: 21 dez. 2024.