SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Ana Paula Boff Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. https://orcid.org/0000-0002-6568-0006
  • Anelise Maria Regiani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0001-9416-9947

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5430

Palavras-chave:

Formação docente inicial. Educação inclusiva. Ensino de ciências.

Resumo

A educação inclusiva é uma perspectiva educacional que defende que todos os estudantes têm direito ao acesso à escola comum. A formação docente inicial representa um importante desdobramento para que os princípios da educação inclusiva sejam colocados em prática no contexto educacional. Desse modo, este artigo objetiva discutir os saberes e práticas pedagógicas inclusivas necessárias à atuação na área das ciências da natureza, tendo como perspectiva uma formação docente inicial socialmente implicada com os princípios da inclusão escolar. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada a partir de abordagem teórica e o tratamento analítico baseou-se na análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo apontaram que: os saberes e práticas pedagógicas no ensino de ciências da natureza explicitam a necessidade de que a temática da educação inclusiva seja contemplada nos currículos dos cursos de licenciatura, estabelecendo relação entre a teoria e a prática educacional e destacando a mediação docente como eixo central para o processo educativo de todos os estudantes; assim como é necessário que os futuros professores de ciências conheçam as possibilidades de criação de redes de apoio e de produção de materiais didáticos acessíveis.

Biografia do Autor

Ana Paula Boff, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.

Formada em Pedagogia e Mestra em Educação. Atuação profissional: Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Anelise Maria Regiani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1994) e graduação em Química Licenciatura Centro Universitário Claretiano (2013), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC, 2011).

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

BOFF, A. P.; REGIANI, A. M. SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 150–170, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5430. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5430. Acesso em: 15 maio. 2024.