FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR EM CONTEXTOS INCLUSIVOS:

UM MAPEAMENTO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5445

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Inclusão Educacional. Formação de professores.

Resumo

Neste ensaio identificamos e mapeamos a produção científica sobre a formação e constituição de professores(as) de Educação Física para atuar com a Inclusão Escolar, por meio do Estado do Conhecimento de Teses e Dissertações nacionais publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre jan./2000 e dez./2020. Na análise dos resumos adotamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Assim, identificamos 26 produções científicas, sendo oito Teses e 18 Dissertações, nas quais a abordagem correspondeu 62% Formação Continuada e 38% Formação Inicial. Essas produções evidenciaram, dentre outros aspectos: uma compreensão limitada por parte dos(as) professores(as) sobre o público alvo da Inclusão; a importância do trabalho colaborativo entre professores(as) e acadêmico(as); a necessidade da promoção de experiências com a Inclusão nos cursos de licenciatura, assim como, do tratamento interdisciplinar entre as disciplinas específicas voltadas a essa temática e as demais da grade curricular; a superação de práticas de ensino que visam a separação dos(as) estudantes por gênero e habilidades motoras; e a potencialidade da inserção dos sujeitos em projetos e em Formações Continuadas com vista a (re)construção saberes sobre a Inclusão Escolar. Consideramos que este ensaio possa ser relevante como ponto de partida para pesquisadores(as) e interessados(as) na temática.

Biografia do Autor

Camila Rubira Silva, Universidade Federal do Rio Grande - RS

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação em Ciências e Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade.

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG).

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

SILVA, C. R.; LAURINO, D. P. FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: : UM MAPEAMENTO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 171–190, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5445. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5445. Acesso em: 28 abr. 2024.