FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR EM CONTEXTOS INCLUSIVOS:
UM MAPEAMENTO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5445Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Inclusão Educacional. Formação de professores.Resumo
Neste ensaio identificamos e mapeamos a produção científica sobre a formação e constituição de professores(as) de Educação Física para atuar com a Inclusão Escolar, por meio do Estado do Conhecimento de Teses e Dissertações nacionais publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações entre jan./2000 e dez./2020. Na análise dos resumos adotamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Assim, identificamos 26 produções científicas, sendo oito Teses e 18 Dissertações, nas quais a abordagem correspondeu 62% Formação Continuada e 38% Formação Inicial. Essas produções evidenciaram, dentre outros aspectos: uma compreensão limitada por parte dos(as) professores(as) sobre o público alvo da Inclusão; a importância do trabalho colaborativo entre professores(as) e acadêmico(as); a necessidade da promoção de experiências com a Inclusão nos cursos de licenciatura, assim como, do tratamento interdisciplinar entre as disciplinas específicas voltadas a essa temática e as demais da grade curricular; a superação de práticas de ensino que visam a separação dos(as) estudantes por gênero e habilidades motoras; e a potencialidade da inserção dos sujeitos em projetos e em Formações Continuadas com vista a (re)construção saberes sobre a Inclusão Escolar. Consideramos que este ensaio possa ser relevante como ponto de partida para pesquisadores(as) e interessados(as) na temática.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
BARRETO, M. A.; FRANCISCO, E. A.; VALE, L. H. Análise das publicações sobre inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física escolar em periódicos brasileiros online. Pensar a Prática, Goiânia, GO, v. 17, n. 2, p. 530-545, jan./mar. 2014. ISSN 1980-6183. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.23565. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/23565 Acesso em: 9 fev. 2021.
BRACHT, V. et al. A Educação Física Escolar como tema da produção de conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, RS, v.17, n. 2, p. 11-32, abr./jun. 2011. ISSN 0104-754. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.19280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/19280. Acesso em: 9 fev. 2021.
BRACHT, V. et al. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte II. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 18, n. 02, p. 11-37, abr./jun, de 2012. ISSN 0104-754. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.30158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/30158. Acesso em: 9 fev. 2021.
CHICON, J. F. Compreendendo a inclusão/exclusão no contexto da Educação Física Escolar. In: CHICON, J. F.; RODRIGUES, G. M. (org.). Educação Física e os desafios da inclusão. Vitória: EDUFES, 2013, p. 66-103.
CHICON, J. F.; PETERLE, L. L.; SANTANA, M. A. G. de. Formação, Educação Física e inclusão: um estudo em periódicos. Revista Brasileira de Ciência e Esporte, Florianópolis, SC, v. 36, n. 2, p. 830-845, abr./jun. 2014. ISSN 0101-3289. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2172. Acesso em: 17 fev. 2021.
COSMO, J. A formação do professor de Educação Física na perspectiva da inclusão: um estudo dos anais da Conbrace/Conice. Revista Brasileira de Ciência e Esporte, Florianópolis, SC, v. 36, n. 2, p. 859-876, 2014. ISSN 0101-3289. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2174. Acesso em: 17 fev. 2021.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, São Paulo, SP, n. 79, ago. 2002. ISSN 1678-4626. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302002000300013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 8 jun. 2020.
LIMA-RODRIGUES, L. M. S.; RODRIGUES, D. A. Agenda 2030: desafios da pedagogia inclusiva à Educação Física. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 721-739, set./dez. 2020. ISSN 2177-5796. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p721-739. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3905. Acesso em: 2 abr. 2021.
MANOEL, E. J.; CARVALHO, Y. M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 37, n. 2, p. 389-406, maio/ago. 2011. ISSN 1678-4634. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022011000200012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 17 fev. 2021.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, RS, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. ISSN 1984-6444. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644415822. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 8 jun. 2020.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, RS, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. ISSN: 2179-8435. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 8 jun 2020.
OLIVEIRA, P. S. de; NUNES, J. P. da S.; MUNSTER, M. de A. V. Educação Física Escolar e Inclusão: uma revisão sistemática da produção discente na Pós-Graduação brasileira. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 12, n. 2, p. 570-590, 2017. ISSN 1809-4309. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0016. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8806. Acesso em: 17 fev 2021.
RODRIGUES, D. A. A Educação Física perante a Educação Inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, PR, v. 14, n. 1, p. 67-73, set. 2003. ISSN 1983-3083. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/. Acesso em: 5 abr. 2021.
RODRIGUES, D. A.; LIMA-RODRIGUES, L. M. S. Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR, v. 12, n. 2, p. 317-333, maio./ago. 2017. ISSN 1809-4309. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0002. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9812. Acesso em: 5 abr. 2021.
RODRIGUES, D. Dez ideias (mal)feitas sobre a Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.) Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 299-318.
RODRIGUES, D. Os desafios da equidade e da inclusão na formação de professores. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, Espanha, v. 7, n. 2, p. 5-21, jun. 2014. ISSN 1889-4208. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4773176. Acesso em: 5 abr. 2021.
ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. ISSN 1518-3483. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: Acesso em: 17 jun. 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2019.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: Unesco, 1994. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2020.
VANIEL, B. V.; LAURINO, D. P.; NOVELLO, T. P. (Co)educar: formação de professores em redes de conversação. Revista Contexto & Educação, Unijuí, RS, v. 28, n. 90, p. 134–151, 2013. ISSN 2179-1309. DOI: 10.21527/2179-1309.2013.90.134-151. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/398. Acesso em: 18 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.