FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE:

IMPLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5466

Palavras-chave:

Formação docente. Trabalho Pedagógico. Criança com deficiência.

Resumo

No entrelaçamento entre formação docente, Educação Infantil e Educação Especial se situa este texto que pretende refletir sobre as condições de formação que os professores da Educação Infantil recebem para trabalharem com crianças com deficiência. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa, que utilizou a entrevista semiestruturada e análise documental para a produção de dados. Foi realizada em sete Escolas Municipais de Educação Infantil- EMEIs, de Mato Grosso do Sul, sendo sujeitos da pesquisa oito professores de Educação Infantil que atendem em sala de aula crianças com deficiência. Os resultados evidenciam a necessidade de as instituições formadoras repensarem seus currículos de graduação e pós-graduação referentes a  diversidade e desigualdade social, como também uma ação formativa mais significativa da secretaria municipal de educação para a efetivação do trabalho pedagógico. Mas, é importante destacar a recente regulamentação por parte do poder público, o que coloca a Educação Especial em processo de estruturação permeada por conflitos e desafios que repercutem diretamente na vida das crianças.

Biografia do Autor

Tania Maria Filiú de Souza, Universidade Católica Dom Bosco

– Pedagoga, Mestrado com estágio sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá. Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2020). Atua na Universidade Católica Dom Bosco como docente nas Licenciaturas e cursos Lato Sensu presencial e EAD. É técnica em Educação na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS. Participa do GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisa da Docência na Infância pesquisando as temáticas: Educação Infantil, Educação Especial e Formação de Professores.

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Graduação em Pedagogia (1994), Mestrado em Educação (1998), Doutorado (2005). Realizou estágio Pós-doutoral na Universidade do Minho, Braga/Portugal na especialidade de Sociologia da Infância em 2017. Atua na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado pesquisando as temáticas: Formação de Professores; Infância e Educação Infantil e Sociologia da Infância. É lider do GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância.  

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

FILIÚ DE SOUZA, T. M.; BROSTOLIN, M. R. FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE:: IMPLICAÇÕES PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 191–210, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5466. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5466. Acesso em: 15 maio. 2024.