2.ª TERTÚLIA NADA SOBRE NÓS SEM NÓS:

OS DESAFIOS DE UM COFFEE BREAK EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Bárbara Alves Branco Machado Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Collares da Silva
  • Claudete da Silva Lima Martins
  • Francéli Brizolla

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5478

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Movimento Nada Sobre Nós Sem Nós.

Resumo

Este trabalho tem como tema discutir a acessibilidade, em uma perspectiva inclusiva, para eventos com pessoas com deficiência, dando principal atenção para o momento de pausa para lanche, o coffee break, proveniente da 2ª Tertúlia Nada Sobre Nós Sem Nós, evento promovido pelo grupo de pesquisa e extensão INCLUSIVE. O evento foi realizado na Universidade Federal do Pampa. O objetivo da investigação é discutir sobre inclusão e acessibilidade pelo viés de uma das ações ou atividades realizadas no evento, o coffee break. A justificativa é o fato do evento é protagonizado por pessoas com deficiência dentro do movimento Nada Sobre Nós Sem Nós, em razão disso é necessário pensar todos os momentos do evento em uma perspectiva inclusiva, inclusive o intervalo para a alimentação. Para coleta de dados, utilizamos o Google Forms e o Whatsapp. A análise foi realizada através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados revelaram que ocorreu acessibilidade durante o evento no coffee break. Compreendemos que “fazer inclusão” é, antes de qualquer coisa, se rever e fazer o processo de olhar para dentro de nós, tentando identificar em que medida nós reforçamos muitas vezes os estereótipos e os paradigmas, que minimizam as pessoas com deficiência.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

MACHADO, B. A. B.; COLLARES DA SILVA, J.; DA SILVA LIMA MARTINS, C.; BRIZOLLA, F. 2.ª TERTÚLIA NADA SOBRE NÓS SEM NÓS: : OS DESAFIOS DE UM COFFEE BREAK EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 211–224, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5478. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5478. Acesso em: 15 maio. 2024.