2.ª TERTÚLIA NADA SOBRE NÓS SEM NÓS:
OS DESAFIOS DE UM COFFEE BREAK EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5478Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Acessibilidade, Movimento Nada Sobre Nós Sem Nós.Resumo
Este trabalho tem como tema discutir a acessibilidade, em uma perspectiva inclusiva, para eventos com pessoas com deficiência, dando principal atenção para o momento de pausa para lanche, o coffee break, proveniente da 2ª Tertúlia Nada Sobre Nós Sem Nós, evento promovido pelo grupo de pesquisa e extensão INCLUSIVE. O evento foi realizado na Universidade Federal do Pampa. O objetivo da investigação é discutir sobre inclusão e acessibilidade pelo viés de uma das ações ou atividades realizadas no evento, o coffee break. A justificativa é o fato do evento é protagonizado por pessoas com deficiência dentro do movimento Nada Sobre Nós Sem Nós, em razão disso é necessário pensar todos os momentos do evento em uma perspectiva inclusiva, inclusive o intervalo para a alimentação. Para coleta de dados, utilizamos o Google Forms e o Whatsapp. A análise foi realizada através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados revelaram que ocorreu acessibilidade durante o evento no coffee break. Compreendemos que “fazer inclusão” é, antes de qualquer coisa, se rever e fazer o processo de olhar para dentro de nós, tentando identificar em que medida nós reforçamos muitas vezes os estereótipos e os paradigmas, que minimizam as pessoas com deficiência.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. Lisboa: LDA, 2009.
CÓRDOVA, F. P; SILVEIRA, D. T. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
FREIRE, S. Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, p. 5-20, 2008.
MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLIVA, D. V. Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. Psicologia USP, v. 27, n. 3, p. 492-502, 2016.
SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 5.ed. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
SASSAKI, R. K. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 2. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 58, set./out. 2007, p.20-30.
TAVARES, F. Barreiras atitudinais e a recepção da pessoa com deficiência. In: TAVARES, L. B. (org). Notas Proêmias: Acessibilidade Comunicacional para Produção Culturais. Pernambuco: Cepe Editora, 2013. p. 22-31.
TAVARES, F. T. S S. Educação não inclusiva: a trajetória das barreiras atitudinais nas dissertações de educação do programa de pós-graduação em educação (PPGE/UFPE). Fabiana Tavares dos Santos Silva – Recife: O autor, v. 595, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.