Trajetórias de vida e desafios profissionais do professor de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PMEA (Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos)

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5490

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Perfil de Professores. Trajetória profissional.

Resumo

O presente trabalho resulta de um estudo sobre o perfil e a trajetória profissional de professores (as) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos (PMEA) de uma escola municipal em Uberlândia-MG. O estudo foi desenvolvido a partir do enfoque qualitativo, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Para análise e organização dos dados empregamos a técnica da análise de conteúdo, sendo antecedida pela transcrição das conversas. Os resultados foram analisados e discutidos à luz do referencial teórico adotado. Os participantes do estudo possuem entre 41 e 52 anos, com formação acadêmica em diferentes áreas. Além da escola investigada, alguns deles lecionam também em outras escolas. Todos eles revelaram dificuldades particulares do ensino na EJA/PMEA, mas também demonstraram várias técnicas utilizadas para superar esses desafios. Todos os entrevistados relataram o quão gratificante e enriquecedor é para eles o processo de ensino aprendizagem dos estudantes jovens e adultos.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

PIZANI, L. C. dos R.; PEREIRA, F. A. Trajetórias de vida e desafios profissionais do professor de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PMEA (Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos): um estudo de caso. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 74–93, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5490. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5490. Acesso em: 19 abr. 2024.

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