Utilização do simulador PHET colorado para aulas de Química

produtos, reagentes e excessos

Autores

  • Aléxia Birck Fröhlich Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Graciela Paz Meggiolaro Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5546

Palavras-chave:

Ensino de Química. Aprendizagem digital. Estudo investigativo.

Resumo

Diante do contexto educacional atual, o uso de simuladores é uma saída para a dinamicidade das aulas online, em formato remoto. Com o intuito de tornar o estudo investigativo, desenvolveu-se, no Componente Curricular Regular (CCR) de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Química (TIC), um guia de atividades utilizando o simulador PhET Colorado para ser aplicado em um ambiente de sala de aula virtual e/ou presencial. Escolheu-se para a elaboração do guia o conteúdo químico sobre Produtos, Reagentes e Excessos, o qual os demais colegas da turma responderam, entre eles, alunos de Química e Física, ambos os cursos de licenciatura utilizando a técnica P.O.E (Predizer, Observar e Explicar). A partir das respostas obtidas nos guias enviados e também pela análise através da Teoria da Mediação Cognitiva – TMC, observamos mudanças de alguns drives por parte dos licenciandos, o que concretiza o P.O.E e também enfatiza a autonomia discente por meio de simulações.

Biografia do Autor

Aléxia Birck Fröhlich, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Licencianda do curso de Química - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo (RS). Já participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências) e atualmente é bolsista de Iniciação Científica PROBIC-FAPERGS.

Graciela Paz Meggiolaro, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduação em Física com habilitação em Matemática pela UNIJUÍ, Graduação em Pedagogia pela UNINTER, Especialização em Física para a Educação Básica pela UFRGS, Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA, Pós-Doutorado em Ensino de Ciências pela UFFS, atualmente sócia proprietária e coordenadora da ILUMINA AÍ Centro de Orientações.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

BIRCK FRÖHLICH, A.; PAZ MEGGIOLARO, G. Utilização do simulador PHET colorado para aulas de Química: produtos, reagentes e excessos. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 113–122, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5546. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5546. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência