EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:

EM FOCO OS EVENTOS CIENTÍFICOS

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5706

Palavras-chave:

Eventos científicos, Educação Especial, Formação Inicial

Resumo

Acesso e permanência dos alunos público alvo da educação especial (alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação), é garantida por parte pelos professores, que devem vivenciar uma formação de qualidade através de atividades curriculares e extracurriculares, como eventos científicos que discutam a educação especial. Dessa forma, objetiva-se relatar se licenciandos de cursos de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) de Instituições de Ensino Superior do estado de Goiás participaram de eventos científicos que discutiram a temática da educação especial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para coleta de dados fez-se uso de questionários e entrevistas com licenciandos. Estes foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva e organizados em categorias. Observou-se, que os licenciandos não tem participado de eventos sobre educação especial, muitas vezes por desconhecerem a sua existência. Considera-se a vivência dessas atividades de importância para a formação de professores, pois preenchem lacunas promovidas pelo processo de aligeiramento da formação. Sendo necessário ampliar a divulgação destes eventos, bem como garantir que em eventos da área de ciências da natureza que sejam locais e regionais essa discussão seja contemplada.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do programa de pós-graduação em Ensino, Filosifia e História das Ciêncais da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014)pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil.

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

ADAMS, F. W. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: : EM FOCO OS EVENTOS CIENTÍFICOS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 241–261, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5706. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5706. Acesso em: 21 dez. 2024.