Pandemia de COVID 19 e o ensino remoto emergencial
análise do aumento de solicitações de trancamento de matrícula em uma instituição federal
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5712Palavras-chave:
Evasão Escolar. Educação a Distância. Secretaria Escolar.Resumo
Este artigo discute resultados parciais da análise de trancamentos de matrículas em um Câmpus da Rede Federal durante o primeiro ano da Pandemia Covid-19. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, que fez uso dos dados de solicitações feitas por meio do sistema Secretaria Online. Foram analisadas 154 solicitações de trancamento que evidenciaram o aumento de 71,11% em comparação com o ano anterior. Em uma segunda etapa, foram separadas e analisadas 62 requisições que descreviam os motivos entre duas macro-categorias sugeridas pelos autores: Ensino Remoto Emergencial e Pandemia. Esta etapa permitiu identificar os impactos causados pela pandemia na vida pessoal que se relacionam com a evasão escolar. A análise também permitiu observar a relação direta entre o aumento do número de solicitações e a implantação do Ensino Remoto Emergencial. O abandono escolar já era uma problemática presente no campo da educação, porém o fenômeno Covid-19 repercutiu nas relações escolares, derivando novas formas de interação educacional, e sobretudo, acarretando o aumento de casos de evasão. Assim, este estudo tem como objetivo analisar as possíveis causas da evasão escolar em tempos de pandemia, no intuito subsidiar e ampliar o debate sobre os desafios impostos e possíveis intervenções que visem minimizar estes impactos.Referências
ABREU et al. Uso de software livre para gestão do serviço de atendimento ao usuário de TI no INMETRO. In: XI Workshop de Software Livre, Porto Alegre, 2010. p. 34.
BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Comitê de Crise. Nota Nº 01, de 12 de março de 2020. 2020a. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/Comites/Covid19/Nota_do_Comit_de_Crise_N_01_de_12_de_maro_de_2020.pdf Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Portaria nº 941, de 13 de março de 2020. Designa servidores para compor o comitê de crise relacionadas ao COVID-19. 2020b. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/Comites/Covid19/portariacomite.pdf Acesso em: 24. Jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Comitê de Crise. Nota Nº 02, de 12 de março de 2020. 2020c. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/Comites/Covid19/Nota_do_Comit_de_Crise_N_02_de_13_de_maro_de_2020.pdf Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.Comitê de Crise. Nota Nº 03, de 14 de março de 2020. 2020d. Disponível em: < https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/Comites/Covid19/Nota_do_Comit_de_Crise_N_03_de_14_de_maro_de_2020.pdf Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Portaria nº 1.200, de 23 de março de 2020. Suspende o calendário acadêmico de cursos do IFSP, mantém as demais atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão e dá outras providências. 2020e. Disponível em: < https://ifsp.edu.br/images/reitoria/Portarias/2020/portaria1200.pdf Acesso em 24 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Portaria nº 1.426, de 03 de abril de 2020. Autoriza a oferta de cursos de extensão aprovados na modalidade a distância por todos os câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. 2020f. Disponível em: https://ifsp.edu.br/images/reitoria/Comites/Covid19/Comite/20200403_RESOLVE.pdf Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Portaria nº 2.070, de 29 de maio de 2020. Manter a suspensão parcial dos calendários acadêmicos dos cursos do IFSP, autorizando a continuidade de Cursos já ofertados em EaD, e de cursos que tenham carga horária em EaD previstas no PPC, mantém as demais atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão durante o período de distanciamento social decorrente do novocoronavírus COVID-19, e dá outras providências. 2020g. Disponível em: < https://prc.ifsp.edu.br/images//DRG/2020/MAI_PORT_2070_Manter_suspenso_parcial_calendrios_acadmicos_manter_demais_atividades_relacionadas_ao_ensino_pesquisa_e_extenso_perodo_de_pandemia_GAB.pdf Acesso em: 24 jul. 2021.
COSTA, M. B. Quando os jovens retornam à escola: os sentidos da EJA em seus percursos biográficos. In: CARVALHO, M. P. (Org.) Diferenças e desigualdades na escola [livro eletrônico]. Campinas, SP: Papirus: 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticas educativa: São Paulo: Paz e Terra, 1996, coleção leitura.
MARQUES, Felipe Tumenas. A volta aos estudos dos alunos evadidos do ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 178, p. 1061-1077, out./dez. 2020. https://doi.org/10.1590/198053147158
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.
OMS. Organização Mundial da Saúde. OPAS. Organização Pan-americana da saúde. Folha informativa sobre COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19 Acesso em: 22 jul. 2021.
SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020. Decreta quarentena no Estado de São Paulo, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências complementares. 2020. Disponível em: < https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2020/decreto-64881-22.03.2020.html Acesso em: 24 jul. 2021.
SANTOS JUNIOR, J.S.S.; REAL, G.C.M. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 2, p.385-402, 2017. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772017000200007 . Acesso em 25 jul. 2021.
SPINOSA, M. C. P. Vestibular. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 1, n. 3, ago. 2003
TACA, M. C. V. R; GONÇALEZ REY, F. Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicologia e Profissão. v. 28, n. 1, p. 138-161, mar. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932008000100011 . Acesso em 25 jul. 2021.
TEIXEIRA, A. S. Educação é um direito. São Paulo - Editora Nacional: 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.