Pandemia de COVID 19 e o ensino remoto emergencial

análise do aumento de solicitações de trancamento de matrícula em uma instituição federal

Autores

  • Fernando Mendes Tiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. http://orcid.org/0000-0002-9290-2911
  • Andreia de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.
  • Marcelle Christiane Gomes do Nascimento Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.
  • Rita Schlinz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.
  • Rivaldo Sampaio de Oliveira Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5712

Palavras-chave:

Evasão Escolar. Educação a Distância. Secretaria Escolar.

Resumo

Este artigo discute resultados parciais da análise de trancamentos de matrículas em um Câmpus da Rede Federal durante o primeiro ano da Pandemia Covid-19. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, que fez uso dos dados de solicitações feitas por meio do sistema Secretaria Online. Foram analisadas 154 solicitações de trancamento que evidenciaram o aumento de 71,11% em comparação com o ano anterior. Em uma segunda etapa, foram separadas e analisadas 62 requisições que descreviam os motivos entre duas macro-categorias sugeridas pelos autores: Ensino Remoto Emergencial e Pandemia. Esta etapa permitiu identificar os impactos causados pela pandemia na vida pessoal que se relacionam com a evasão escolar. A análise também permitiu observar a relação direta entre o aumento do número de solicitações e a implantação do Ensino Remoto Emergencial. O abandono escolar já era uma problemática presente no campo da educação, porém o fenômeno Covid-19 repercutiu nas relações escolares, derivando novas formas de interação educacional, e sobretudo, acarretando o aumento de casos de evasão. Assim, este estudo tem como objetivo analisar as possíveis causas da evasão escolar em tempos de pandemia, no intuito subsidiar e ampliar o debate sobre os desafios impostos e possíveis intervenções que visem minimizar estes impactos.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

TIAGO, F. M.; DE ALMEIDA, A.; BARROS, M. C. G. do N.; SCHLINZ, R.; JUNIOR, R. S. de O. Pandemia de COVID 19 e o ensino remoto emergencial: análise do aumento de solicitações de trancamento de matrícula em uma instituição federal. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 42–65, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5712. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5712. Acesso em: 23 dez. 2024.