As estratégias de ensino na prática pedagógica de professores da educação básica

possibilidades de articulação do enfoque CTS

Autores

  • Vanessa Candito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Karla Mendonça Menezes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Carolina Braz Carlan Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Sandra Mara Mezalira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5715

Palavras-chave:

Educação Científica. Ensino. Formação de Professores.

Resumo

Para que os docentes possam colocar em prática um ensino que desperte habilidades e pensamento crítico, é necessário que o mesmo lance um olhar sobre a sua prática pedagógica, e que utilize diferentes estratégias de ensino, que estimulem o questionamento, o pensamento crítico, a argumentação, a reflexão e a tomada de decisão, como o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esse estudo objetivou analisar as estratégias de ensino empregadas na prática pedagógica de professores da educação básica, a partir da Educação CTS. Participaram 23 docentes, de diferentes áreas do conhecimento, do Ensino Fundamental e Médio, de uma escola pública estadual de Santa Maria/RS. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, e as respostas interpretadas a partir da Análise de Conteúdo.  Os resultados apontaram que as relações entre ciência e sociedade assumem diferentes características, posicionamentos e abordagens. E grande parte dos docentes tem conhecimento e formação sobre a abordagem CTS, entretanto, evidenciou-se uma concepção equivocada, associando a abordagem CTS com utilização de TICs. Os docentes utilizam estratégias de ensino diversificadas, que permitem uma maior participação, formação crítica, e desenvolvimento da tomada de decisão dos estudantes, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Químicas da Vida e Saúde// UFRGS. Especialista em Ciências Ambientais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria 

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação Física. Doutoranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida pela Universidade Federal de Santa Maria

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Educação Física. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Sandra Mara Mezalira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências - área de Biologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-doutora no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015) Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996). Mestra em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991)

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

CANDITO, V.; MENDONÇA MENEZES, K.; BRAZ CARLAN RODRIGUES, C.; MEZALIRA, S. M.; CHITOLINA SCHETINGER, M. R. As estratégias de ensino na prática pedagógica de professores da educação básica : possibilidades de articulação do enfoque CTS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 21–41, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5715. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5715. Acesso em: 23 dez. 2024.