Diversificação das estratégias no ensino e aprendizagem de citogenética
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5867Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Atividade Lúdica. Metodologia ativa.Resumo
O trabalho de Mendel com hibridização de ervilhas publicado em 1866, é considerado o nascimento científico da Genética, campo da Biologia que estuda a hereditariedade, a variação e a forma como os organismos transmitem as características de uma geração para a outra. Este relato de experiência docente apresenta a diversificação de estratégias no processo de ensino e aprendizagem de Citogenética e seu potencial na formação dos estudantes. Além de aulas teóricas dialogadas, aulas práticas e seminários, foi empregada a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto (ABProj). Nesta metodologia os alunos assumem o protagonismo do processo de ensino e aprendizagem, atuando colaborativamente na elaboração e execução da proposta. Antes dos eventos, intitulados “Citogenética no Campus” e “Citogenética na Praça”, a equipe confeccionou modelos, jogos didáticos e planejou a intervenção, visando a popularização da Citogenética, com ênfase na compactação do DNA, divisão celular e relação entre DNA, genes e cromossomos. No planejamento e realização dos eventos, os discentes traçaram estratégias inovadoras e eficientes, com criatividade e organização. Como resultado, percebeu-se que esta diversificação de estratégias foi efetiva na aprendizagem significativa de Citogenética pela turma, que teve a oportunidade de experimentar alguns dos desafios que irão enfrentar como profissionais de Ciências Biológicas.
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