Diversificação das estratégias no ensino e aprendizagem de citogenética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i3.5867

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Atividade Lúdica. Metodologia ativa.

Resumo

O trabalho de Mendel com hibridização de ervilhas publicado em 1866, é considerado o nascimento científico da Genética, campo da Biologia que estuda a hereditariedade, a variação e a forma como os organismos transmitem as características de uma geração para a outra. Este relato de experiência docente apresenta a diversificação de estratégias no processo de ensino e aprendizagem de Citogenética e seu potencial na formação dos estudantes. Além de aulas teóricas dialogadas, aulas práticas e seminários, foi empregada a metodologia ativa de aprendizagem baseada em projeto (ABProj). Nesta metodologia os alunos assumem o protagonismo do processo de ensino e aprendizagem, atuando colaborativamente na elaboração e execução da proposta. Antes dos eventos, intitulados “Citogenética no Campus” e “Citogenética na Praça”, a equipe confeccionou modelos, jogos didáticos e planejou a intervenção, visando a popularização da Citogenética, com ênfase na compactação do DNA, divisão celular e relação entre DNA, genes e cromossomos. No planejamento e realização dos eventos, os discentes traçaram estratégias inovadoras e eficientes, com criatividade e organização. Como resultado, percebeu-se que esta diversificação de estratégias foi efetiva na aprendizagem significativa de Citogenética pela turma, que teve a oportunidade de experimentar alguns dos desafios que irão enfrentar como profissionais de Ciências Biológicas.

Biografia do Autor

Luciana Aguilar-Aleixo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Naturais (DCN/UESB).

Área de Genética

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Publicado

2021-10-22

Como Citar

AGUILAR-ALEIXO, L. Diversificação das estratégias no ensino e aprendizagem de citogenética. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 3, p. 1–20, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i3.5867. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5867. Acesso em: 24 abr. 2024.