Percepção dos egressos do curso de Ciências Biológicas sobre o ensino de Biologia na Educação Básica

Autores

  • Catarina Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Camila Nascimento Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5971

Palavras-chave:

ensino de biologia, Formação de professores, Ciências Biológicas

Resumo

Compreendendo a importância do curso de Ciências Biológicas na formação de professores de Biologia, o presente trabalho investigou a percepção dos egressos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do triângulo mineiro sobre o ensino de Biologia no ensino médio. Sendo assim, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de um questionário semiestruturado que investigou a percepção de 8 egressos do curso de Ciências Biológicas. Após uma análise profunda nos dados, baseado na Análise de Conteúdo, emergiram 3 categorias. De acordo com os egressos, as aulas expositivas relacionadas com aulas práticas são indispensáveis no processo de ensino aprendizagem. Os temas que geram curiosidade e interesse nos alunos, fazem parte principalmente do dia a dia deles. Os pontos negativos foram em sua maioria com relação a falta de recursos didáticos da escola. Por outro lado, as facilidades mencionadas são frutos de uma boa base educacional conseguidas na graduação. Enfim, é preciso discutir sobre o sistema educacional, as diversidades estruturais das escolas e utilizar metodologias diversas no processo de ensino aprendizagem durante a graduação, para que possibilite a mobilização dos saberes de formação profissional, disciplinares e experienciais que serão adquiridos na licenciatura.

Biografia do Autor

Catarina Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Ciências Biológicas

Mestre e Doutora em Educação 

Professora no Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Camila Nascimento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

2022-04-19

Como Citar

TEIXEIRA, C.; DA SILVA NASCIMENTO , C. Percepção dos egressos do curso de Ciências Biológicas sobre o ensino de Biologia na Educação Básica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 1, p. 31–46, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i1.5971. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5971. Acesso em: 21 dez. 2024.