A importância do pensamento socrático para o ensino de filosofia na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6242Palavras-chave:
Educação. Filosofia. Ironia. Maiêutica.Resumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar a importância do pensamento socrático para o ensino de filosofia na educação básica, considerando a relevância, a observância e a prevalência do método socrático na contribuição para o avanço de novas metodologias na educação alcançando uma formação humanitária e libertadora do ensino e do ser humano. Focaremos na característica da filosofia socrática de condicionar seus discípulos a uma reflexão sobre suas próprias afirmações e conclusões, mostrando a carência e a superficialidade do que é conhecido, estimulado uma autorreflexão na busca de autonomia e conhecimento, por meio da ironia e da maiêutica, associada a valorização da crítica e do pensamento autônomo do aluno em busca da virtude e do bem viver. As considerações convergem na percepção de como o pensamento socrático renova os ensinamentos para nossa realidade, orientando para a erudição, o exercício da cidadania e a construção de um conhecimento crítico e social.
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