"Toda educação é autoeducação”

formação docente e saberes pedagógicos

Autores

  • Sofia Amorim UFTM
  • Jonas Bach Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6260

Palavras-chave:

Autoeducação, Formação docente, Autoformação

Resumo

Este trabalho faz uma ponte entre o conceito de autoeducação, apresentado por Rudolf Steiner, e a noção de saberes pedagógicos e formação de professores, discutidos por Selma Garrido Pimenta e Maria Isabel da Cunha. A prática docente também é discutida, questionando-se o uso de receitas, assim como a lógica cartesiana, ao definir educação como ciência e não como arte, dada sua processualidade. Conclui-se a necessidade de um cuidado no modo como pensamos a educação, dando ênfase ao processo de autoeducação e autoformação docente, fora da lógica do pensamento das ciências exatas, abarcando a dimensão social deste processo.

Referências

BACH JUNIOR, Jonas. A pedagogia Waldorf como educação para a liberdade: reflexões a partir de um possível diálogo entre Paulo Freire e Rudolf Steiner / Jonas Bach Junior. – Curitiba, 2012. 409 f. Orientadora: Profª. Drª. Tânia Stoltz. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná.

BACH JUNIOR, Jonas. O processo biográfico docente e a potencialização do ensino e da autoeducação: ampliações da educação Waldorf. In: BACH Junior, Jonas (org.). A educação Waldorf no século XXI. Curitiba: Lohengrin, 2019, p. 102-120.

BACH JUNIOR, Jonas; STOLTZ, Tania; VEIGA, Marcelo da. Autoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf. Educação: teoria e prática. v. 23, n. 42, Rio Claro, SP, jan./abr. 2013, p. 161-175.

BOLAND, Neil; McALICE, Jon (Eds). A caminho da criatividade pedagógica: Orientações de ensino para a formação de professores Waldorf. São Paulo: Federação das escolas Waldorf no Brasil – FEWB, 2021.

CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: Capes, 2010, p. 19-34.

CUNHA, Maria Isabel. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Revista Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan.-abr. 2018.

MENDES, Sávio Damato. Acontecimento: A Aula como Obra de Arte. Juiz de Fora, 2019. 177 p. Orientador: Professor André Monteiro Guimarães Dias Pires. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Juiz de Fora.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

STEINER, Rudolf. Verdade e Ciência: Prelúdio a uma “Filosofia da Liberdade”. São Paulo: Associação Pedagógica Rudolf Steiner, 1979.

STEINER, Rudolf. Filosofia da Liberdade: fundamentos para uma filosofia moderna. São Paulo: Antroposófica, 2000.

STEINER, Rudolf. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013a.

STEINER, Rudolf. A prática pedagógica: segundo conhecimento científico-espiritual do homem. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013b.

STEINER, Rudolf. A metodologia do ensino e as condições de vida do educador. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2014.

STEINER, Rudolf. Fundamentos da arte de educar: valores anímicos-espirituais na Educação e na vida social: GA 305. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2015a.

STEINER, Rudolf. O estudo geral do homem: uma base para a pedagogia. São Paulo: Antroposófica, 2015b. (A arte da educação, vol. 1)

Downloads

Publicado

2022-08-12

Como Citar

AMORIM, S.; BACH JUNIOR, J. "Toda educação é autoeducação”: formação docente e saberes pedagógicos. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 102–113, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6260. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6260. Acesso em: 6 out. 2022.