"Toda educação é autoeducação”
formação docente e saberes pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6260Palavras-chave:
Autoeducação, Formação docente, AutoformaçãoResumo
Este trabalho faz uma ponte entre o conceito de autoeducação, apresentado por Rudolf Steiner, e a noção de saberes pedagógicos e formação de professores, discutidos por Selma Garrido Pimenta e Maria Isabel da Cunha. A prática docente também é discutida, questionando-se o uso de receitas, assim como a lógica cartesiana, ao definir educação como ciência e não como arte, dada sua processualidade. Conclui-se a necessidade de um cuidado no modo como pensamos a educação, dando ênfase ao processo de autoeducação e autoformação docente, fora da lógica do pensamento das ciências exatas, abarcando a dimensão social deste processo.
Referências
BACH JUNIOR, Jonas. A pedagogia Waldorf como educação para a liberdade: reflexões a partir de um possível diálogo entre Paulo Freire e Rudolf Steiner / Jonas Bach Junior. – Curitiba, 2012. 409 f. Orientadora: Profª. Drª. Tânia Stoltz. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná.
BACH JUNIOR, Jonas. O processo biográfico docente e a potencialização do ensino e da autoeducação: ampliações da educação Waldorf. In: BACH Junior, Jonas (org.). A educação Waldorf no século XXI. Curitiba: Lohengrin, 2019, p. 102-120.
BACH JUNIOR, Jonas; STOLTZ, Tania; VEIGA, Marcelo da. Autoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf. Educação: teoria e prática. v. 23, n. 42, Rio Claro, SP, jan./abr. 2013, p. 161-175.
BOLAND, Neil; McALICE, Jon (Eds). A caminho da criatividade pedagógica: Orientações de ensino para a formação de professores Waldorf. São Paulo: Federação das escolas Waldorf no Brasil – FEWB, 2021.
CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: Capes, 2010, p. 19-34.
CUNHA, Maria Isabel. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Revista Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan.-abr. 2018.
MENDES, Sávio Damato. Acontecimento: A Aula como Obra de Arte. Juiz de Fora, 2019. 177 p. Orientador: Professor André Monteiro Guimarães Dias Pires. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Juiz de Fora.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
STEINER, Rudolf. Verdade e Ciência: Prelúdio a uma “Filosofia da Liberdade”. São Paulo: Associação Pedagógica Rudolf Steiner, 1979.
STEINER, Rudolf. Filosofia da Liberdade: fundamentos para uma filosofia moderna. São Paulo: Antroposófica, 2000.
STEINER, Rudolf. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013a.
STEINER, Rudolf. A prática pedagógica: segundo conhecimento científico-espiritual do homem. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013b.
STEINER, Rudolf. A metodologia do ensino e as condições de vida do educador. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2014.
STEINER, Rudolf. Fundamentos da arte de educar: valores anímicos-espirituais na Educação e na vida social: GA 305. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2015a.
STEINER, Rudolf. O estudo geral do homem: uma base para a pedagogia. São Paulo: Antroposófica, 2015b. (A arte da educação, vol. 1)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.