Divulgação científica e mídias digitais

algumas reflexões

Autores

  • Antônio Carlos Leite Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Sylmara Castro Vianna Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6293

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Mídias Digitais, Fake News

Resumo

Este ensaio apresenta reflexões sobre as temáticas Divulgação Científica (DC) e Mídias Digitais (MD), tendo como foco o ensino de ciência, a partir de análises das discussões realizadas ao longo da disciplina “Educação em espaços não formais e ensino de ciências”, ofertada no primeiro semestre de 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Definições do termo DC e o papel das MD na atualidade são trazidas à discussão. Evidenciamos que o conceito de DC e suas implicações na sociedade não é algo unânime entre pesquisadores da área. Outro resultado aponta para as consequências de informações equivocadas sobre ciências nas MD que podem resultar em fenômenos como Fake News e negacionismo da ciência.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Leite, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Formado bacharel em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2013), com ênfase em Astrofísica, pesquisando sobre a formação de galáxias. Licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019) com a pesquisa na área de astronomia, sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), tendo atuado na graduação em projetos de extensão universitária em parceria com professores da universidade e da educação básica em temas de física moderna, além de participação nos programas de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) durante a graduação. Atua como professor de física da educação básica na rede estadual de Minas Gerais. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPEC) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências

Sylmara Castro Vianna, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (IEP-HIAE). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e atuação em Avaliação Neuropsicológica e em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso; QUINAN, Rodrigo. Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal "professor terra plana". Mídia e cotidiano, v. 13, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088. Acesso em: 20 ago. 2021.

BAALBAKI, Ângela C. F. A divulgação científica e o discurso da necessidade. Letras, v. 24, n. 48, p. 379-396, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/14445. Acesso em: 20 ago. 2021.

BONFIM, Carolina S.; GARCIA, P. M. P. Investigando a “Terra Plana” no Youtube: contribuições para o ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (Rencima), São Paulo, vol. 12, n. 3, p. 1-25, abr./jun. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2892. Acesso em: 20 ago. 2021.

BUENO, Wilson C. Comunicação científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 20 ago. 2021.

CUERVO, Giselly M. N.; HERNÁNDEZ, Edgar M.; COLONIA, Fernando R.; ARDILA, Elvia K. G. Infodemia: noticias falsas y tendencias de mortalidad por COVID-19 en seis países de América Latina. Pan American Journal of Public Health, n. 45, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/53901. Acesso em: 20 ago. 2021.

CUNHA, Márcia; GIORDAN, Marcelo. A divulgação científica como um gênero de discurso: implicações na sala de aula. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências. Anais. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/89.pdf . Acesso em: 20 ago. 2021.

FERRARI, Pollyana; BOARINI, Margareth. A desinformação é o parasita do século XXI. Organicom, São Paulo, vol. 18, n. 34, p. 37-47, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170549. Acesso em: 20 ago. 2021.

GERMANO, Marcelo G.; KULESZA, Wojcich A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 7-25, abr. 2007. Disponível em: https://antigo.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546/5617. Acesso em: 20 ago. 2021.

MARANDINO, Martha et al. A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IV, 2003, Bauru. Anais. Bauru, SP: ENPEC/ABRAPEC, 2003. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivo/encontros/enpec/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL009.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

PEREZ, José R.B.; CALUZI, João J. A DC e o ensino de Física Moderna. In: ARAÚJO, Elaine S.N.N; CALUZI, João J.; CALDEIRA Ana M. A. DC e ensino de Ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras, 2006.

PINHEIRO, Lena V. R.; OLIVEIRA, Eloísa C. P. Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos. Brasília: Ibict, 2012. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/711/1/M%C3%BAltiplas%20facetas%20da%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADficas.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

POSSIK, Patrícia A. et al. Você já comeu DNA hoje? Divulgação científica durante a Semana da Ciência e Tecnologia no Brasil. História, Ciências, Saúde. v.20, n.2, abr.-jun. 2013, p.653-673. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3861/386138081014.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.

ROCHA, Mariana; MASSARANI, Luisa. Panorama general de la investigación en divulgación de la ciencia em América Latina. In: MASSARANI, Luisa; ROCHA, Mariana. Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5f524043e55fb97cf38acc79/t/5fc818f4d6e0cc37e32f28d2/1606949154561/Aproximaciones_a_la_investigacion_en_div.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

ROCHA, Mariana; MASSARANI, Luisa; PEDERSOLI, Constanza. La divulgación de la ciência em América Latina: términos, definiciones y campo académico. In: MASSARANI, Luisa; ROCHA, Mariana. Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5f524043e55fb97cf38acc79/t/5fc818f4d6e0cc37e32f28d2/1606949154561/Aproximaciones_a_la_investigacion_en_div.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

RÜDIGER, Francisco. A reflexão teórica em cibercultura e a atualidade da polêmica sobre a cultura de massas. Matrizes, n. 1, p. 41-61, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38308. Acesso em: 25 ago. 2021.

SANTOS, Alana D. G.; PEREIRA, Dayveson N. C. P.; MORAIS, Felipe A. S.; LEMOS, Matia C. L. Letramento informacional, Covid-19 e infodemia. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. 1-24, dez. 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5214. Acesso em: 20 ago. 2021.

SOUZA, Vitor F. M.; SASSERON, Lucia H. As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 593-611, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/mgrcsn7H6687QB9y6w8qvHz/abstract/?lang=pt. Acesso em 25 ago. 2021.

VALERIO, Palmira M., PINHEIRO Lena V. R. Da comunicação científica à divulgação. TransInformação, Campinas, n. 20 v. 2: 159-169, maio/ago., 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/jXWgggxgBhXfsT57JDVbghp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021.

VALERO-MATAS, Jesús A.; SANDOVAL, Carlos A. M. Las pseudociencias como problema social en la era tecnocientífica. Un recorrido por la ciencia y sus enemigos dentro y fuera. Aposta Revista de Ciencias Sociales. n. 75, out./nov./dez. 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4959/495955634001/html/. Acesso em: 25 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-12

Como Citar

LEITE, A. C.; CASTRO VIANNA, S. .; COLOMBO JUNIOR, P. . D. Divulgação científica e mídias digitais: algumas reflexões. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 127–137, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6293. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6293. Acesso em: 24 nov. 2024.