Divulgação científica e mídias digitais

algumas reflexões

Autores

  • Antônio Carlos Leite Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Sylmara Castro Vianna Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6293

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Mídias Digitais, Fake News

Resumo

Este ensaio apresenta reflexões sobre as temáticas Divulgação Científica (DC) e Mídias Digitais (MD), tendo como foco o ensino de ciência, a partir de análises das discussões realizadas ao longo da disciplina “Educação em espaços não formais e ensino de ciências”, ofertada no primeiro semestre de 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Definições do termo DC e o papel das MD na atualidade são trazidas à discussão. Evidenciamos que o conceito de DC e suas implicações na sociedade não é algo unânime entre pesquisadores da área. Outro resultado aponta para as consequências de informações equivocadas sobre ciências nas MD que podem resultar em fenômenos como Fake News e negacionismo da ciência.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Leite, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Formado bacharel em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2013), com ênfase em Astrofísica, pesquisando sobre a formação de galáxias. Licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019) com a pesquisa na área de astronomia, sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), tendo atuado na graduação em projetos de extensão universitária em parceria com professores da universidade e da educação básica em temas de física moderna, além de participação nos programas de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) durante a graduação. Atua como professor de física da educação básica na rede estadual de Minas Gerais. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPEC) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências

Sylmara Castro Vianna, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (IEP-HIAE). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e atuação em Avaliação Neuropsicológica e em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

LEITE, A. C.; CASTRO VIANNA, S. .; COLOMBO JUNIOR, P. . D. Divulgação científica e mídias digitais: algumas reflexões. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 127–137, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6293. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6293. Acesso em: 6 out. 2022.