Direitos humanos e diversidade
diálogos sobre a cultura escolar vigente
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6301Palavras-chave:
Educação, Direitos Humanos, Cultura Escolar, DiversidadeResumo
Desde o século XIX, a educação é considerada um direito humano integrante do rol de direitos sociais. Tal conquista, entretanto, por vezes se restringe à expansão da escolarização e à afirmação da igualdade entre estudantes. A tentativa de homogeneização, característica de nossa cultura escolar, invisibiliza a diversidade no ambiente escolar. Assim, o presente trabalho pretende apresentar a Educação em Direitos Humanos como alternativa viável para desconstrução da cultura escolar vigente que não se atenta às marcas identitárias dos estudantes. Para tanto, nossa pesquisa será realizada a partir da análise dos autores AZANHA (1991); JULIA (2001) e CANDAU (2012).
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Direitos Humanos. Cultura Escolar. Diversidade
Referências
AZANHA, José Mário Pires. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisas. Revista USP, n. 8, p. 65-69, 1991.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, p. 235-250, 2012.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, p. 715-726, 2012.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Prova Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil. Acesso em: 29 mar. 2022.
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