Direitos humanos e diversidade

diálogos sobre a cultura escolar vigente

Autores

  • Marinna Silva Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Anelise Martinelli Borges de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6301

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Cultura Escolar, Diversidade

Resumo

Desde o século XIX, a educação é considerada um direito humano integrante do rol de direitos sociais. Tal conquista, entretanto, por vezes se restringe à expansão da escolarização e à afirmação da igualdade entre estudantes. A tentativa de homogeneização, característica de nossa cultura escolar, invisibiliza a diversidade no ambiente escolar. Assim, o presente trabalho pretende apresentar a Educação em Direitos Humanos como alternativa viável para desconstrução da cultura escolar vigente que não se atenta às marcas identitárias dos estudantes. Para tanto, nossa pesquisa será realizada a partir da análise dos autores AZANHA (1991); JULIA (2001) e CANDAU (2012).

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Direitos Humanos. Cultura Escolar. Diversidade

Biografia do Autor

Marinna Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Anelise Martinelli Borges de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília (SP). Possui Mestrado em História pela UNESP - Franca (SP). Professora adjunto na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Referências

AZANHA, José Mário Pires. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisas. Revista USP, n. 8, p. 65-69, 1991.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, p. 235-250, 2012.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, p. 715-726, 2012.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Prova Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil. Acesso em: 29 mar. 2022.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

SANTOS, M. S. .; OLIVEIRA, A. M. B. de. Direitos humanos e diversidade: diálogos sobre a cultura escolar vigente. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 150–154, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6301. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6301. Acesso em: 7 out. 2022.