Teatro de fantoches como estratégia pedagógica para educação ambiental no ensino fundamental

Autores

  • Camila Bonizário de Andrade Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Vera Lúcia Bonfim Tibúrzio Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6316

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Atividades lúdicas, Formação de professores

Resumo

Este artigo aborda a utilização de teatro de fantoches na Educação Ambiental. O projeto foi realizado pelos bolsistas do PIBID Ciências Biológicas da UFTM com alunos do 7º ano de uma escola municipal de Uberaba-MG. As atividades semanais envolveram alunos e bolsistas na construção do roteiro da peça, confecção dos fantoches e cenários com materiais recicláveis, apresentação e filmagem. Durante o projeto e por meio de uma avaliação realizada com alunos e licenciandos constatou-se que o teatro de fantoches contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo maior senso crítico nos alunos e uma formação mais sólida dos futuros educadores.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

BONIZÁRIO DE ANDRADE, C.; BONFIM TIBÚRZIO, V. L. . Teatro de fantoches como estratégia pedagógica para educação ambiental no ensino fundamental . Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 171–186, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6316. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6316. Acesso em: 6 out. 2022.