Teatro de fantoches como estratégia pedagógica para educação ambiental no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6316Palabras clave:
Ensino de ciências, Atividades lúdicas, Formação de professoresResumen
Este artigo aborda a utilização de teatro de fantoches na Educação Ambiental. O projeto foi realizado pelos bolsistas do PIBID Ciências Biológicas da UFTM com alunos do 7º ano de uma escola municipal de Uberaba-MG. As atividades semanais envolveram alunos e bolsistas na construção do roteiro da peça, confecção dos fantoches e cenários com materiais recicláveis, apresentação e filmagem. Durante o projeto e por meio de uma avaliação realizada com alunos e licenciandos constatou-se que o teatro de fantoches contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo maior senso crítico nos alunos e uma formação mais sólida dos futuros educadores.
Citas
ANDRADE, A.; SILVA, T.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. O lúdico como estratégia pedagógica: o teatro de máscaras para o ensino de Ciências/Biologia pelo PIBID de Biologia da Universidade Federal de Lavras – MG. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, Florianópolis, n. 7, p. 617-626, out. 2014.
ARAÚJO, L. R. de. Uma experiência com teatro na divulgação científica em Uberaba-MG. Revista Triângulo, v. 15, n. 1, p. 91-102, jan./abr. 2022.
BRAGA, E. P. R. As atividades de Educação Ambiental realizada pelo Projeto Baleia Franca em 2010: uma contribuição na conservação das baleias franca (Eubalaena australis) no Brasil. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 10., 2011, São Lourenço, MG. Anais do Congresso [...]. São Lourenço, 2011. Disponível em: http://seb-ecologia.org.br/revistas/indexar/anais/xceb/resumos/1220.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.
CAVALCANTI NETO, A. L. G.; AMARAL, E. M. R. do. Ensino de Ciências e Educação Ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticas. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 17, n. 1, p. 129-144, 2011.
DANTAS, O. M. dos S.; SANTANA, A. R. de; NAKAYAMA, L. Teatro de fantoches na formação continuada docente em educação ambiental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 711-726, jul./set. 2012.
DIAS, G. F. Os quinze anos da Educação Ambiental no Brasil: um depoimento. Em aberto, Brasília, v. 10, n. 49, p. 3-14, 1991.
EVANGELISTA, L. M.; SOARES, M. H. F. B. Atividades lúdicas no desenvolvimento da Educação Ambiental. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDICIPLINARIDADE, 2., 2011, Goiânia. Anais do encontro científico [...]. Goiânia: NUPEAT, IESA, UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/52/o/45_Atividade_l__dicas.pdf. Acesso em: 18 maio 2022.
FERREIRA, D. L.; SILVA, M. M. P. da; SOUSA, V. G. de; FARIAS, S. A. R.; OLIVEIRA, M. do S. J. L. Maleta ecológica: ferramenta para atividades lúdicas em Educação Ambiental. Qualit@s Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 9, n. 3, 2009. Acesso em 15 mar., 2016, http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/514/352
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra [ePub/recurso digital], 2013.
FREITAS, J. A.; TAVARES, K. S.; NAKAYAMA, L. Teatro na escola Estadual de Ensino Fundamental Anexo Pedra Branca, como ferramenta para Educação Ambiental. In: ENCONTRO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVO, 1., 2013, Belém, PA. Anais [...]. Belém, PA: Instituto de Ciências da Educação, Instituto de Ciências Biológicas e Instituto de Tecnologia, 2013. p. 15-18.
GUERRA, R. A. T.; GUSMÃO, C. R. de C.; SIBRÃO, E. R. Teatro de fantoches: Uma estratégia em Educação Ambiental. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba, 2004.
GUIMARÃES, S. S. M.; INFORSATO, E. do C. A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão. Ciência e Educação, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.
LIMA, G. da C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade, Campinas, SP, n. 5, p. 135-153, 1999.
LIMA, B. L. de; AZEVEDO, E. L. de; PEREIRA, P. C. G.; THEOBALD, R. B.; MORAES, L. A. F. de. Atividades Lúdicas como o teatro visando estimular a conscientização ambiental das crianças. Raízes e rumos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 45-51, 2014.
LIZAMA, M. de los A. P.; CAGNI, G. dos S.; YAMAGUCHI, B. U.; COSIN, R. de S.; PACCOLA, E. A. de S.; REZENDE, L. C. S. H.; ANDREAZZI, M. A. Sensibilização ambiental por meio do teatro de fantoches: um relato de caso. Revista Valore, Volta Redonda, v. 4, p. 267-276, 2019.
MACEDO, E. N. de O.; PEREIRA, B. D.; ASSIS, L. M. A. de.; ALMEIDA, C. F. da S.; SOUZA, M. R. de. O uso do teatro de fantoches como estratégia de promoção da saúde para crianças. Revista Extensão, UFRB, ed. 21, v. 1, p. 96-103, 2022.
MARTINS, J. P. de A; SCHNETZLER, R. P. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 3, p. 581-598, 2018.
MENDONÇA, A. M. das C.; SOBRAL, I. S.; BARRETO, K. F. B. Teatro de fantoches como ferramenta de educação ambiental no Projeto de Assentamento de Reforma Agrária José Emídio dos Santos, Capela, SE. Educação Ambiental em Ação, [S.l.], n. 37, ano X., set./nov. 2011. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1112. Acesso em: 19 maio 2022.
MENINO, P. de P. F.; BEZERRA, M. F. da C. B.; NAKAYMA, L. Educação ambiental por meio de fantoches: contribuições no processo de ensino-aprendizagem. Educação Ambiental em Ação, [S.l.], n. 64, ano XVII., jun./ago. 2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3247. Acesso em: 06 julho 2022.
MIRANDA, J. L. de; TAMIASSO-MARTINHON, P.; GERPE, R.; OLIVEIRA, R. F. de; FARIA, P. de S.; GONÇALVES, A. S. A educação ambiental na práxis do Antropoceno e dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Quím. nova esc., São Paulo, v. 44, n. 2, p. 115-125, 2022.
OLIVEIRA, A. L. de; OBARA, A. T.; RODRIGUES, M. A. Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências no ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S.l.], v. 6, n. 3, p. 471-495, 2007.
OLIVEIRA, L. A.; SILVA, A. M. da; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Oficina de Reutilização de materiais: educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã v. 10, n. 6, p. 46-57, 2014.
PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
SILVEIRA, E. A arte do encontro: a educação estética ambiental atuando com o teatro do oprimido. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 369-394, 2009.
TEIXEIRA, C.; NASCIMENTO, C. Percepção dos egressos do curso de Ciências
Biológicas sobre o ensino de biologia na educação básica. Revista Triângulo, v. 15, n. 1, p. 31-46, jan./abr. 2022.
VASCONCELOS, R. de F. V. Arte e educação: o teatro como estratégia metodológica na sensibilização sobre a problemática da água e educação sanitária ambiental. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 8, n. 1, p. 36-51, 2011.
WENCZENOVICZ, T. J.; ZAGONEL, J. M. Educação ambiental no contexto escolar: projetos ambientais de escolas públicas estaduais da 15a CRE de Erechim/RS. Ambiente & Educação, v. 26, n. 1, p. 409-429, 2021.
ZORZAN, A. L.; ECCO, I. Educação: um tesouro a descobrir. Revista de Ciências Humanas – Educação, v. 5, n. 5, 2004. Disponível em: http:// http://www.revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/243/443. Acesso em: 19 maio 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA TRIÁNGULO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.