O Ensino Médio em tempo integral do Estado de Minas Gerais

aproximações e lacunas pedagógicas com a educação não formal

Autores

  • Bruno Inácio da Silva Pires Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Monica Izilda da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6332

Palavras-chave:

Educação não formal, Política, Educação Integral

Resumo

O presente artigo é resultado de reflexões realizadas ao curso da Disciplina Eletiva-Universidade Estadual Paulista (UNESP)-Tempos Escolares e a Jornada Escolar em Análise. Parente (2016) reflete que para analisar política pública em especial de Educação Integral é necessário perpassar pela diversidade, levando em consideração os seus diferentes contextos carregados de memórias e manifestações na construção das suas concepções. O desenvolvimento da pesquisa teve como foco de análise, a política de educação integral do Estado de Minas Gerais, a partir de busca exploratória nos Planos de Estudos Tutorados das turmas de Ensino Médio de Tempo Integral, popularmente conhecido como PET, mecanismo adotado para o estudo não presencial, em decorrência da pandemia de Covid-19. Tal perspectiva foi analisada na ótica da Educação Não Formal. Para entender a política atual do Estado de Minas Gerais, foi necessário realizar pesquisas bibliográficas acerca da historicidade que desenhou a implantação da Política Estadual de Educação Integral, considerando os seus efeitos e contornos específicos. Não se busca uma escolarização dos espaços de Educação Não Formal, mas sim segundo referências que embasam nossos conceitos, de metodologias que permitam que o aluno se aproprie de tais espaços e estabeleça com eles a relação e o desenvolvimento de habilidades.

Biografia do Autor

Bruno Inácio da Silva Pires, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professor da educação básica. Pós-Graduando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Monica Izilda da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), desenvolvendo seu trabalho na linha de pesquisa Formação de Professores e Cultura Digital, área de concentração Fundamentos Educacionais e Formação de Professores (2017-2019).Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (1997), graduação em Licenciatura Plena Matemática - Claretiano - Faculdade (1999). Atualmente atua na divisão pedagógica do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Atua principalmente na área de Formação de Professores, com ênfase no protagonismo juvenil e o Ensino Médio.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

PIRES, B. I. da S.; SILVA, M. I. da. O Ensino Médio em tempo integral do Estado de Minas Gerais: aproximações e lacunas pedagógicas com a educação não formal. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 155–170, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6332. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6332. Acesso em: 5 nov. 2024.