Os objetos de aprendizagem no ensino da Matemática

o estado do conhecimento no período de 2013 a 2018

Autores

  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba
  • Esder Limírio Brigagão Escola Estadual Santa Terezinha

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6375

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem. Educação Básica. Ensino de Matemática.

Resumo

As tecnologias e os ambientes virtuais fazem parte do dia a dia dos nossos alunos e há um esforço para que sejam incorporadas às práticas pedagógicas. No contexto das inovações tecnológicas, surgem, desde o início do século XXI, os chamados Objetos de Aprendizagem (OA), recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis desenvolvidos para fins educacionais. Nesse contexto, este artigo, fruto de pesquisa do tipo “Estado do Conhecimento”, tem o objetivo de mapear trabalhos acadêmicos que tratam o processo ensino-aprendizagem da Matemática com o uso de Objetos de Aprendizagem, no período de 2013 a 2018, na educação básica. Dentre os resultados, pode-se afirmar que esses trabalhos estão sendo realizados, em sua maioria, em mestrados profissionais, com o objetivo de criar e/ou aplicar Objetos de Aprendizagem, ligados a temas de álgebra e geometria, mais voltados para o ensino médio do que para o ensino fundamental. Os OA, segundo os trabalhos selecionados, contribuíram para uma prática pedagógica mais dinâmica, que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, o trabalho coletivo e, principalmente, a investigação. Entretanto, ainda há marcas de visões otimistas, deterministas e instrumentais dos OA, que não se sustentam, sem a consideração das condições objetivas em que as práticas pedagógicas são exercidas.

Biografia do Autor

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Possui Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), integrando a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem".Vice líder dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade - Uniube" e "GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - Uniube" e membro do Grupo Desenvolvimento Profissional Docente e Representações Sociais  GEPRESPE" , cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Científico da Anped (2014-2017). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIUBE (desde 2008). Atua como editora da Revista Profissão Docente (desde 2018), ligada ao PPGE/Uniube. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, desde 2008. Membro da REED/Rede (Internacional) de Estudos sobre Educação. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM.

Esder Limírio Brigagão, Escola Estadual Santa Terezinha

Possui formação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (1998), Licenciatura Plena em Matemática pela UNIFRAN ( 2011 ). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Passo 1 de Ensino. ( 2010 ). Mestre em Educação (UNIUBE). Professor na rede Estadual de ensino

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

RIBEIRO RESENDE, M.; LIMÍRIO BRIGAGÃO, E. Os objetos de aprendizagem no ensino da Matemática: o estado do conhecimento no período de 2013 a 2018. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 1–21, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6375. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6375. Acesso em: 21 dez. 2024.