Formação e capacidades docentes para o trabalho com a oralidade na escola

Autores

  • Pilar Silveira Mattos Rede estadual de Educação de Minas Gerais
  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6411

Palavras-chave:

Formação docente. Capacidades docentes. Oralidade.

Resumo

Este trabalho analisa a mobilização de capacidades docentes para o trabalho com oralidade na escola. Desenvolvemos uma pesquisa com alunos de Letras, enfocando práticas reflexivas com dois instrumentos mediadores: o estudo de caso e atividades de livro didático. Como base teórica, optamos por uma vertente que prioriza o estudo da linguagem pelo viés social, o Interacionismo Sociodiscursivo. Nessa vertente, é possível não só analisar as práticas de linguagem em contextos específicos como articulá-las a propostas didáticas. Realizamos uma pesquisa-ação com 25 graduandos de Letras em estágio obrigatório. Como resultados, a interação em sala de aula com o uso dos instrumentos permitiu mobilizar capacidades docentes para o trabalho com oralidade, não apenas pelas propostas veiculadas na atividade do livro e no estudo de caso, mas, sobretudo, porque imersos em estágio, foi possível contrapor as atividades relatadas ao contexto escolar. Concluímos que é possível realizar uma formação que supere a transmissão de conteúdos, mobilizando capacidades para as práticas de oralidade na escola, locus privilegiado de formação.

Biografia do Autor

Pilar Silveira Mattos, Rede estadual de Educação de Minas Gerais

Mestre em Educação e graduada em Letras –Língua Portuguesa pela UFJF. Professora da rede estadualde ensino de Juiz de Fora (MG).      

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Departamento de Educação da UFJF, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha: Linguagens, Culturas e Saberes. 

 

Graduação em Letras - UFJF 

Mestrado em Lnguística - UFJF 

Doutorado em Letras - Estudos de Linguagem - UFF 

Pós-doutorado - Estudos de Linguagem - UEL 

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

MATTOS, P. S.; MAGALHÃES, T. G. Formação e capacidades docentes para o trabalho com a oralidade na escola. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 37–65, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6411. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6411. Acesso em: 21 dez. 2024.