Formação e capacidades docentes para o trabalho com a oralidade na escola

Autores

  • Pilar Silveira Mattos Rede estadual de Educação de Minas Gerais
  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6411

Palavras-chave:

Formação docente. Capacidades docentes. Oralidade.

Resumo

Este trabalho analisa a mobilização de capacidades docentes para o trabalho com oralidade na escola. Desenvolvemos uma pesquisa com alunos de Letras, enfocando práticas reflexivas com dois instrumentos mediadores: o estudo de caso e atividades de livro didático. Como base teórica, optamos por uma vertente que prioriza o estudo da linguagem pelo viés social, o Interacionismo Sociodiscursivo. Nessa vertente, é possível não só analisar as práticas de linguagem em contextos específicos como articulá-las a propostas didáticas. Realizamos uma pesquisa-ação com 25 graduandos de Letras em estágio obrigatório. Como resultados, a interação em sala de aula com o uso dos instrumentos permitiu mobilizar capacidades docentes para o trabalho com oralidade, não apenas pelas propostas veiculadas na atividade do livro e no estudo de caso, mas, sobretudo, porque imersos em estágio, foi possível contrapor as atividades relatadas ao contexto escolar. Concluímos que é possível realizar uma formação que supere a transmissão de conteúdos, mobilizando capacidades para as práticas de oralidade na escola, locus privilegiado de formação.

Biografia do Autor

  • Pilar Silveira Mattos, Rede estadual de Educação de Minas Gerais
    Mestre em Educação e graduada em Letras –Língua Portuguesa pela UFJF. Professora da rede estadualde ensino de Juiz de Fora (MG).      
  • Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora do Departamento de Educação da UFJF, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha: Linguagens, Culturas e Saberes. 

     

    Graduação em Letras - UFJF 

    Mestrado em Lnguística - UFJF 

    Doutorado em Letras - Estudos de Linguagem - UFF 

    Pós-doutorado - Estudos de Linguagem - UEL 

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

Formação e capacidades docentes para o trabalho com a oralidade na escola. Revista Triângulo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 37–65, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6411. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6411. Acesso em: 16 maio. 2025.