Conflitos socioambientais nas pesquisas em educação ambiental

processo educativo e transformação social

Autores

  • Romualdo Jose dos Santos Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Luiz Marcelo de Carvalho Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15iEsp.6522

Palavras-chave:

Banco de dados EArte. Conflitos socioambientais. Transformação social. Teses e dissertações brasileiras.

Resumo

Neste artigo, procuramos explorar processos de construção de possíveis significados e sentidos nos textos de teses e dissertações (T&D) brasileiras em Educação Ambiental (EA), nas quais a ideia de transformação/mudança social foi mobilizada nos enunciados que tratavam da relação entre processo educativo e conflitos socioambientais (CSA). Trata-se de uma pesquisa documental inserida em um projeto mais amplo sobre o estado da arte da pesquisa em EA no Brasil. Os trabalhos foram selecionados no Banco de T&D desse projeto e as análises foram orientadas pelos referenciais teórico-metodológicos associados à perspectiva histórico-cultural e bakhtiniana. No texto, compilamos parte dos resultados que foram sistematizados na tese do primeiro autor. Destacamos que a ideia de transformação, presente nos enunciados de muitas T&D, está associada aos movimentos sociais. Ao explorar os CSA em processos educativos, as pesquisas enfatizam a possibilidade de construção da consciência crítica e/ou ambiental, emancipação e autonomia como processo de transformação. Em algumas T&D, a ideia de transformação foi significada como transformação não só do indivíduo, mas do conjunto da sociedade ou como ruptura dos atuais modelos de relação sociedade-natureza. Concluímos que os CSA, quando considerados e incorporados ao processo educativo, possibilitam aos atores sociais uma apropriação e construção de conhecimentos e saberes necessários para a transformação de sua realidade.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo de Carvalho, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1976) , concluiu o mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1980) e o doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1989). Professor Livre-Docente em Educação Ambiental pelo Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista, sendo atualmente professor aposentado dessa Universidade.  É credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Instituto de Biociências - Rio Claro - Linha de Pesquisa - Educação Ambiental, onde coordena o projeto de pesquisa "Educação Ambiental no Brasil: produção acadêmica - teses e dissertações (Projeto EArte - www.earte.net). Atualmente, mantém vínculo como Professor Visitante junto à Universidade Federal de Itajubá, Unifei, onde é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

SANTOS, R. J. dos; CARVALHO, L. M. de . Conflitos socioambientais nas pesquisas em educação ambiental: processo educativo e transformação social. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. Esp, p. 109–129, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15iEsp.6522. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6522. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê