Desafios dos professores da rede pública de ensino para a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Autores

  • Rondinelli Teixeira Caldas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Oswaldo Palma Lopes Lopes Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde
  • Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó (UFMA)
  • Jose Weliton Aguiar Dutra Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Roselina Aguiar Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Vanilda Maria Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6925

Palavras-chave:

Ensino Público. Prática Docente. Processo Educativo. Recursos Pedagógicos.

Resumo

No âmbito educacional, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem se tornado um tema central nas discussões sobre o futuro da aprendizagem e a sua implementação bem-sucedida em salas de aula da rede pública de ensino apresenta desafios complexos que afetam diretamente os professores. O objetivo deste estudo foi discutir sobre os desafios que os professores de escolas públicas enfrentam no processo educativo para implentação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Partiu-se da seguinte questão norteadora: quais os principais desafios que os professores que lecionam em escolas públicas enfrentam para acompanhar os avanços tecnológicos? Utilizou-se a revisão integrativa de literatura para atingir a finalidade deste estudo dividida por três etapas distintas. Os resultados sinalizaram que as TDIC estão cada vez mais presentes no contexto da escola pública, contudo, há entraves que dificultam seu uso efetivo. É possível afirmar que a escola pública apesar de conseguir significativos avanços no que diz respeito ao uso das TDIC ainda é necessário aumentar a oferta de capacitações para professores como cursos de formação inicial e continuada, assim como melhorar e manter as condições estruturais das instituições de ensino ao se buscar estas inovações no contexto escolar.

Biografia do Autor

Rondinelli Teixeira Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Oswaldo Palma Lopes Lopes Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

Doutorando e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado e a Linha de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis em Sistemas de Produção e Uso do Solo e Água (Conceito 5 pela CAPES) e Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduando em Licenciatura em Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Agricultura Irrigada em áreas de Cerrado do IF Goiano - Campus Rio Verde. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Ciência do Solo, Fitotecnia, Ciência dos Alimentos, além de Ciências Ambientais e Ciências da Educação.

Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho, Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó (UFMA)

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica, Biologia Geral, Genética, Biologia Celular e Molecular, Educação Ambiental e interesse nas Ciências Agrárias/Agronomia e Ciências da Educação.

Jose Weliton Aguiar Dutra, Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Química Licenciatura (2022). Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Química (2023). Atualmente é aluno da Universidade Federal da Paraíba pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Química. É Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH), do Grupo de Ações em Recursos Sustentáveis Agroambientais (GARSA) e do Grupo de Pesquisa Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). É integrante do Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA).

 

Roselina Aguiar, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Mestranda em Geografia na Linha de Pesquisa em Análise Ambiental do Cerrado Brasileiro pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Cultura Afro-Brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Sociedade de Educação Continuada (EDUCON). Graduada em Licenciatura Curta em Estudos Sociais pela Universidade de Rio Verde (UniRV). Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História Antiga, Medieval, do Brasil, da América e interesse em Ciências Ambientais e Ciências da Educação. Professora aposentada da Prefeitura Municipal de Montividiu-GO. Integrante do Grupo de Pesquisa em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) nas Linhas de Pesquisa em Ciências Humanas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do IF Goiano - Campus Rio Verde.

Vanilda Maria Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - 2023. Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharela em Administração de Empresa pela Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC). Técnica em Administração no Registro Escolar da Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Integrante do Grupo de Pesquisa em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) nas linhas de Pesquisa em Ciências Humana e Práticas Educativa. 

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabet de; SILVA, M. das G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 1, p. 01-19, 2011.

BERGMANN, Helenice. Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres. ABED. 2010.

BARBOSA, A. F. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC’s na educação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121–136, 2011.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 14 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 24 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação, 2019.

CAMAS, Nuria; MANDAJA, Mônica; RIBEIRO, Renata; MENGALLI, Neli. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3-834/3085. Acesso em 01 jan. 2023. Acesso em: 24 mar. 2023.

CHAGAS, Catarina. Novas perspectivas tecnológicas. Revista TV Escola, Curitiba, n. 3, p. 16, 2010.

COLL, C.; MONERO, C. Educação e Aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONERO, Carles e colaboradores. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Tradução Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. Pp. 15-46.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Artmed Editora, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação & Sociedade, v. 27, p. 843-876, 2006.

TRAINOTTI FILHO, Alcir Mario; TRAINOTTI, Cintia Ghisi. Fontes de informação. Indaial: UNIASSELVI, 2018. 183 p.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Pesquisa revela dados sobre tecnologias nas escolas. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-dados-sobre-tecnologias-nas-escolas. Acesso em: 05 de abr. 2023

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da Informação. 8. ed. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2012.

LOPES, Kaique Moreira Léo; MONTEIRO, Rafael Brito. As TICs no ensino de História- a educação em conformidade com o mercado. Revista Latino-Americana de História. v. 5, n. 15, 2016.

GROBEL, Maria Cecília Blumer; TELLES, Virgínia Lúcia Camargo Nardy. Da comunicação visual pré-histórica ao desenvolvimento da linguagem escrita e a evolução da autenticidade documentoscópica. Revista Acadêmica Oswaldo Cruz, v. 1, n. 1, 2014.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

MELLO, Guiomar Namo. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em perspectiva. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n19807.pdf. Acesso em: 29. fev. 2023.

MENDES, Fábio Ribeiro. A nova sala de aula. Porto Alegre: Autonomia, 2012.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo: tendências na educação. São Paulo, 2006.

PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Vozes; Rio de janeiro: PUC-Rio, 2016.

SACRISTAN, J. Gimeno; GOMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 1996.

SANTOS, Marcos Pereira dos. Recursos didático-pedagógicos na educação matemática escolar: uma abordagem teórico-prática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011.

SILVA, Alan Jonny Salazar; LIMA, Alex de Sousa. O uso das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas públicas do Brasil: a realidade enfrentada pelos educadores do Brasil. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/2765/1/AlanJohnnySalazardaSilva.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023

SIMIÃO, L. F.; REALI, A. M. M. R. O uso do computador, conhecimento para o ensino e a aprendizagem profissional da docência. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2002. p. 127-149.

ZACARIOTTI, M. E. C.; SOUSA, J. L. dos S. Tecnologias Digitais de Informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613–633, 2019.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

CALDAS, R. T.; LOPES SOBRINHO, O. P. L.; COELHO, B. A. F. de J.; DUTRA, J. W. A.; AGUIAR, R.; CAMPOS, V. M. Desafios dos professores da rede pública de ensino para a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 78–94, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6925. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6925. Acesso em: 22 nov. 2024.