Desafios dos professores da rede pública de ensino para a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Autores

  • Rondinelli Teixeira Caldas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Oswaldo Palma Lopes Lopes Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde
  • Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó (UFMA)
  • Jose Weliton Aguiar Dutra Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Roselina Aguiar Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Vanilda Maria Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6925

Palavras-chave:

Ensino Público. Prática Docente. Processo Educativo. Recursos Pedagógicos.

Resumo

No âmbito educacional, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem se tornado um tema central nas discussões sobre o futuro da aprendizagem e a sua implementação bem-sucedida em salas de aula da rede pública de ensino apresenta desafios complexos que afetam diretamente os professores. O objetivo deste estudo foi discutir sobre os desafios que os professores de escolas públicas enfrentam no processo educativo para implentação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Partiu-se da seguinte questão norteadora: quais os principais desafios que os professores que lecionam em escolas públicas enfrentam para acompanhar os avanços tecnológicos? Utilizou-se a revisão integrativa de literatura para atingir a finalidade deste estudo dividida por três etapas distintas. Os resultados sinalizaram que as TDIC estão cada vez mais presentes no contexto da escola pública, contudo, há entraves que dificultam seu uso efetivo. É possível afirmar que a escola pública apesar de conseguir significativos avanços no que diz respeito ao uso das TDIC ainda é necessário aumentar a oferta de capacitações para professores como cursos de formação inicial e continuada, assim como melhorar e manter as condições estruturais das instituições de ensino ao se buscar estas inovações no contexto escolar.

Biografia do Autor

Rondinelli Teixeira Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Oswaldo Palma Lopes Lopes Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

Doutorando e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado e a Linha de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis em Sistemas de Produção e Uso do Solo e Água (Conceito 5 pela CAPES) e Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduando em Licenciatura em Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Agricultura Irrigada em áreas de Cerrado do IF Goiano - Campus Rio Verde. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Ciência do Solo, Fitotecnia, Ciência dos Alimentos, além de Ciências Ambientais e Ciências da Educação.

Brenda Abigail Freire de Jesus Coelho, Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó (UFMA)

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica, Biologia Geral, Genética, Biologia Celular e Molecular, Educação Ambiental e interesse nas Ciências Agrárias/Agronomia e Ciências da Educação.

Jose Weliton Aguiar Dutra, Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Química Licenciatura (2022). Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Química (2023). Atualmente é aluno da Universidade Federal da Paraíba pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Química. É Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH), do Grupo de Ações em Recursos Sustentáveis Agroambientais (GARSA) e do Grupo de Pesquisa Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). É integrante do Laboratório de Automação e Instrumentação em Química Analítica e Quimiometria (LAQA).

 

Roselina Aguiar, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Mestranda em Geografia na Linha de Pesquisa em Análise Ambiental do Cerrado Brasileiro pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Cultura Afro-Brasileira e Africana pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Sociedade de Educação Continuada (EDUCON). Graduada em Licenciatura Curta em Estudos Sociais pela Universidade de Rio Verde (UniRV). Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História Antiga, Medieval, do Brasil, da América e interesse em Ciências Ambientais e Ciências da Educação. Professora aposentada da Prefeitura Municipal de Montividiu-GO. Integrante do Grupo de Pesquisa em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) nas Linhas de Pesquisa em Ciências Humanas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do IF Goiano - Campus Rio Verde.

Vanilda Maria Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - 2023. Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharela em Administração de Empresa pela Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC). Técnica em Administração no Registro Escolar da Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Integrante do Grupo de Pesquisa em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) nas linhas de Pesquisa em Ciências Humana e Práticas Educativa. 

Referências

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

CALDAS, R. T.; LOPES SOBRINHO, O. P. L.; COELHO, B. A. F. de J.; DUTRA, J. W. A.; AGUIAR, R.; CAMPOS, V. M. Desafios dos professores da rede pública de ensino para a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 78–94, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6925. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6925. Acesso em: 12 maio. 2024.