Desafios dos professores da rede pública de ensino para a implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6925Palavras-chave:
Ensino Público. Prática Docente. Processo Educativo. Recursos Pedagógicos.Resumo
No âmbito educacional, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem se tornado um tema central nas discussões sobre o futuro da aprendizagem e a sua implementação bem-sucedida em salas de aula da rede pública de ensino apresenta desafios complexos que afetam diretamente os professores. O objetivo deste estudo foi discutir sobre os desafios que os professores de escolas públicas enfrentam no processo educativo para implentação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Partiu-se da seguinte questão norteadora: quais os principais desafios que os professores que lecionam em escolas públicas enfrentam para acompanhar os avanços tecnológicos? Utilizou-se a revisão integrativa de literatura para atingir a finalidade deste estudo dividida por três etapas distintas. Os resultados sinalizaram que as TDIC estão cada vez mais presentes no contexto da escola pública, contudo, há entraves que dificultam seu uso efetivo. É possível afirmar que a escola pública apesar de conseguir significativos avanços no que diz respeito ao uso das TDIC ainda é necessário aumentar a oferta de capacitações para professores como cursos de formação inicial e continuada, assim como melhorar e manter as condições estruturais das instituições de ensino ao se buscar estas inovações no contexto escolar.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabet de; SILVA, M. das G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 1, p. 01-19, 2011.
BERGMANN, Helenice. Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres. ABED. 2010.
BARBOSA, A. F. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC’s na educação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121–136, 2011.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 14 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 24 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação, 2019.
CAMAS, Nuria; MANDAJA, Mônica; RIBEIRO, Renata; MENGALLI, Neli. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3-834/3085. Acesso em 01 jan. 2023. Acesso em: 24 mar. 2023.
CHAGAS, Catarina. Novas perspectivas tecnológicas. Revista TV Escola, Curitiba, n. 3, p. 16, 2010.
COLL, C.; MONERO, C. Educação e Aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONERO, Carles e colaboradores. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinas com as tecnologias da informação e da comunicação. Tradução Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. Pp. 15-46.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Artmed Editora, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação & Sociedade, v. 27, p. 843-876, 2006.
TRAINOTTI FILHO, Alcir Mario; TRAINOTTI, Cintia Ghisi. Fontes de informação. Indaial: UNIASSELVI, 2018. 183 p.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Pesquisa revela dados sobre tecnologias nas escolas. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-dados-sobre-tecnologias-nas-escolas. Acesso em: 05 de abr. 2023
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da Informação. 8. ed. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2012.
LOPES, Kaique Moreira Léo; MONTEIRO, Rafael Brito. As TICs no ensino de História- a educação em conformidade com o mercado. Revista Latino-Americana de História. v. 5, n. 15, 2016.
GROBEL, Maria Cecília Blumer; TELLES, Virgínia Lúcia Camargo Nardy. Da comunicação visual pré-histórica ao desenvolvimento da linguagem escrita e a evolução da autenticidade documentoscópica. Revista Acadêmica Oswaldo Cruz, v. 1, n. 1, 2014.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.
MELLO, Guiomar Namo. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo em perspectiva. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n19807.pdf. Acesso em: 29. fev. 2023.
MENDES, Fábio Ribeiro. A nova sala de aula. Porto Alegre: Autonomia, 2012.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo: tendências na educação. São Paulo, 2006.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis: Vozes; Rio de janeiro: PUC-Rio, 2016.
SACRISTAN, J. Gimeno; GOMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 1996.
SANTOS, Marcos Pereira dos. Recursos didático-pedagógicos na educação matemática escolar: uma abordagem teórico-prática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011.
SILVA, Alan Jonny Salazar; LIMA, Alex de Sousa. O uso das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas públicas do Brasil: a realidade enfrentada pelos educadores do Brasil. Disponível em: https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/2765/1/AlanJohnnySalazardaSilva.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023
SIMIÃO, L. F.; REALI, A. M. M. R. O uso do computador, conhecimento para o ensino e a aprendizagem profissional da docência. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2002. p. 127-149.
ZACARIOTTI, M. E. C.; SOUSA, J. L. dos S. Tecnologias Digitais de Informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613–633, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.