Formação continuada voltada à interdisciplinaridade

análise das aulas de um curso d de pós-graduação para professoras dos anos iniciais

Autores

  • Cláudia Maria Costa Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Rosa Chitolina Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrea Inês Golsdchmidt Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.6936

Palavras-chave:

Fragmentação, Novas Concepções, Ensino de Matemática

Resumo

A interdisciplinaridade emerge como um movimento que procura romper a fragmentação dos saberes existentes entre as áreas, a fim de integrar as Ciências e o conhecimento favorecendo intervenções, descobertas e pesquisas. Assim sendo, este artigo visa analisar as contribuições de um curso de Pós-Graduação na formação continuada dos professores investigados, relacionados ao contexto escolar do qual fazem parte e suas percepções acerca de um trabalho interdisciplinar. Para tanto, a metodologia adotada é de abordagem qualitativa, realizada via questionário on-line contendo cinco perguntas abertas com 12 alunas, professoras dos Anos iniciais, que cursaram a Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Proposta Interdisciplinar. As análises discorreram sobre o Projeto Pedagógico e respostas dos questionários, que emergiram cinco categorias: sobre aulas interdisciplinares; mudança da concepção em relação à prática interdisciplinar; planejamento interdisciplinar; aprendeu ensinar a Matemática interdisciplinarmente e mudança de ações. Os resultados apontaram ser válido a formação continuada, devido ao aprofundamento sobre interdisciplinaridade, trocas de experiências, e articulações com a Matemática, desencadeando aproximações na intercomunicação entre os conteúdos. As respostas apontam que a formação continuada, é válida para o aprofundamento e trocas de experiências, pois envolve habilidades e competências de diferentes áreas do saber.

 

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

COSTA NUNES, C. M.; CHITOLINA, M. R. .; GOLSDCHMIDT, A. I. Formação continuada voltada à interdisciplinaridade: análise das aulas de um curso d de pós-graduação para professoras dos anos iniciais. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 248–267, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.6936. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6936. Acesso em: 21 dez. 2024.