Formação continuada voltada à interdisciplinaridade
análise das aulas de um curso d de pós-graduação para professoras dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.6936Palavras-chave:
Fragmentação, Novas Concepções, Ensino de MatemáticaResumo
A interdisciplinaridade emerge como um movimento que procura romper a fragmentação dos saberes existentes entre as áreas, a fim de integrar as Ciências e o conhecimento favorecendo intervenções, descobertas e pesquisas. Assim sendo, este artigo visa analisar as contribuições de um curso de Pós-Graduação na formação continuada dos professores investigados, relacionados ao contexto escolar do qual fazem parte e suas percepções acerca de um trabalho interdisciplinar. Para tanto, a metodologia adotada é de abordagem qualitativa, realizada via questionário on-line contendo cinco perguntas abertas com 12 alunas, professoras dos Anos iniciais, que cursaram a Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Proposta Interdisciplinar. As análises discorreram sobre o Projeto Pedagógico e respostas dos questionários, que emergiram cinco categorias: sobre aulas interdisciplinares; mudança da concepção em relação à prática interdisciplinar; planejamento interdisciplinar; aprendeu ensinar a Matemática interdisciplinarmente e mudança de ações. Os resultados apontaram ser válido a formação continuada, devido ao aprofundamento sobre interdisciplinaridade, trocas de experiências, e articulações com a Matemática, desencadeando aproximações na intercomunicação entre os conteúdos. As respostas apontam que a formação continuada, é válida para o aprofundamento e trocas de experiências, pois envolve habilidades e competências de diferentes áreas do saber.
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