Trabalho docente antes e durante a pandemia da SARS-COV 2

os impactos na vida dos professores

Autores

  • Gabriela Mendes Pereira Nascimento UNIUBE
  • Sálua Cecílio UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6983

Palavras-chave:

Organização do trabalho docente. Condições do trabalho docente. Saúde mental.

Resumo

Em diferentes tempos, o trabalho docente tem se modificado, embora nem sempre os efeitos das mudanças sejam compreendidos e administrados pelos sujeitos que trabalham, dada a experiência da alienação e do sofrimento. Neste artigo, analisa-se o trabalho docente, a partir dos resultados de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO, BVS e Google Acadêmico, observados os descritores “trabalho docente e pandemia”; “trabalho remoto”; “subjetividade”, no período de 2019 a 2021. O objetivo é descrever as novas condições, os conteúdos, a organização do trabalho docente nos últimos três anos (2019 – 2021), em especial o remoto e  seus impactos sobre a vida dos professores. Dentre os resultados, tem-se que dado o avanço tecnológico e suas relações com a reestruturação produtiva e o processo de globalização da economia, as mudanças têm sido crescentes. Mais recentemente, em decorrência da pandemia do Coronavírus, novas condições, conteúdos e formas de exercício da profissão tomaram de surpresa os docentes. Grande parte deles foi submetida a uma aprendizagem rápida e emergencial para uso de diversas tecnologias, até então desconhecidas por muitos deles. Em conclusão, os docentes tiveram que lidar com novas formas de organização e intensificação de trabalho, além da sobrecarga de trabalho, desgaste, mal-estar e adoecimento.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 67-77, nov. 2010. Disponível em: https://ceduc.unifei.edu.br/wpcontent/uploads/2020/05/transformacoes_no_trabalho_e_formacao_docente_ead.pdf. Acesso: 24 out. 2021.

ALVES, A. C. G. Cláudia; SANTOS, A. C. O desgaste mental docente no ensino superior público e a relação com a subjetividade. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.5, p.44985-44999, mai. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/29350/23150. Acesso em: 24 ago. 2021.

ALVES, G. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão voluntária: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ARAÚJO, A. L. Cerca de seis milhões de alunos brasileiros não têm acesso à internet. Disponível em:

https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2020/09/4873174-cerca-de-seis-milhoes-de-alunos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet.html. Acesso em: 24 out. 2021.

ARAÚJO, M. O trabalho precário nos Institutos Federais: uma análise dos processos de intensificação do trabalho verticalizado. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, e226325, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dDKFvgBBXB3ws695LpjSPvS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2021.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutemberg a Internet. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BRUCHÊZ, A.; KIEKOW, A.; SEBEN, P.; DORIONO, E. Relação entre capital humano e competitividade: revisão sistemática da teoria de Drucker. IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais - Porto Alegre, RS, Brasil, 19 a 21 de outubro de 2016. Disponível em: https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/download/83/75#:~:text=De acordo com Davenport (2000),conhecimentohabilidade e talento. Acesso em: 04 nov. 2021.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Tradução Roneide Venancio Majer. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTRO, A.M.; DIAS, E. F. Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1976.

COSTA, C.; ALMEIDA, E.; SIMÃO, F. Críticas à teoria do capital humano: uma contribuição à análise de políticas públicas em educação. Congresso Nacional de Educação – Brasil, 18 a 20 de setembro de 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2014/Modalidade_1datahora_20_07_2014_22_19_38_idinscrito_3450_77822dda474ba55c5b15d1d839ad1b25.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.

DAL ROSSO, S. Intensidade e imaterialidade do trabalho e saúde. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/Rxgz6YjbMvTVm8C5sPDrMyN/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.

DARDOT. P. ; LAVAL, C. 2016. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção, v. 14, n. 3, p. 027-034, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prod/a/V76xtc8NmkqdWHd6sh7Jsmq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2022.

FERREIRA, L. L. Lições de professores sobre suas alegrias e dores no trabalho. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, 2019. Suplemento 1. DOI: 10.1590/0102-311x00049018.

GALINDO, M. C. T.; MACIEL, R. H. M. O.; MATOS, T. R.; FILHO, M. V. C. V.; VALE, S. F.; SILVA, R. Prazer e Sofrimento no Trabalho Docente em uma Instituição de Ensino Superior. Revista Interinstitucional de Psicologia, 13(3), 2020, e15215. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v13n3/09.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

GONZALEZ REY, F. L. Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thompson Learning, 2005.

GOLLAC; VOLKOFF. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1993.

IDAIANE, A. Valorização do capital humano: uma busca pela vantagem competitiva por meio de análise entre os anos de 2010 a 2018. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/valorizacao-capital-humano-uma-busca-pela-vantagem-competitiva.htm#indice_3. Acesso em: 15 jan. 2022.

IMEN, P. Organização do trabalho. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

LAMIM, J.; NASCIMENTO, S.; CORDEIRO, E. Condições do trabalho docente durante as aulas remotas: desafios educacionais pós-pandemia. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá-PA, v.2, n. 2, p. 354-364, jul.-dez.2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1387/610. Acesso em: 04 nov. 2021.

LIMA, A. P.; PEREIRA, M. F. Educação x pandemia: Os desafios do ensino remoto. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.7, p.68803-68815jul.2021.Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32605/pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

MACHADO, M. Professores do DF relatam carga de trabalho maior durante a pandemia. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/07/21/interna_cidadesdf,873804/professores-do-df-relatam-carga-de-trabalho-maior-durante-a-pandemia.shtml. Acesso em: 04 nov. 2021.

MELITO, L. A precarização do trabalho docente em tempos de ensino remoto. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/09/28/a-precarizacao-do-trabalho-docente-em-tempos-de-ensino-remoto. Acesso em: 04 nov. 2021.

MIGLIAVACCA, A. Condições de trabalho do professor. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: São Paulo: Papirus, 2015.

MONTENEGRO, R.; MATOS, E.; LIMA, M. S. Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6476/5499. Acesso em: 11 ago. 2021.

NETA, A; MOURA, J.; CARDOSO, B.; NUNES, C. Contextos da precarização docente na educação brasileira. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 1-25,e020037,2020.Disponível em:http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1261/697 Acesso em: 04 nov. 2021.

NEVES, M. Y. R.; SILVA, E. S. A dor e a delícia de ser (estar) professora: trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 63-75, 2006.

OLIVEIRA, D.A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

OLIVEIRA, D.A.; ASSUNÇÃO, A.A. Condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

PENTEADO, R.; COSTA, B. C. Trabalho docente com videoaulas em Ead: dificuldades de professores e desafios para formação e a profissão docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.37, e236284, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/KxHNB8BpTrJZLbfnbVVTkkJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2021.

PERIN, E. dos S.; FREITAS, M. do C. D.; COELHO, T. R. (2021). Modelo de competência docente digital. In SciELO Preprints. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1961. Acesso em: 10 ago. 2021.

RODRIGUES, A. M.; SOUZA, K. R.; TEIXEIRA, L. R.; LARENTIS, A. L. A temporalidade social do trabalho docente em universidade pública e a saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 25(5):1829-1838, 2020.Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/qDpBmVgw4JJn5FcvjzCcyjm/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

ROSA, M. C. A cultura no espaço virtual: novas aprendizagens para o professor de arte. Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, 2020. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/cf46/2685997425e397618ba9a8f9a5ead63f4374.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.

ROSSO, S. D. Intensidade e imaterialidade do trabalho e saúde. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/Rxgz6YjbMvTVm8C5sPDrMyN/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.

SILVA, G. Subjetividade e saúde mental no trabalho. In: SCHMIDT, M. L Dicionário temático de saúde/doença mental no trabalho: principais conceitos e terminologias. São Paulo: Editora FiloCzar, 2020. p. 420-422.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Tradução George Schlesinger1.ed.Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

NASCIMENTO, G. M. P.; CECÍLIO, S. Trabalho docente antes e durante a pandemia da SARS-COV 2: os impactos na vida dos professores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 1–21, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6983. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6983. Acesso em: 22 nov. 2024.