Trabalho docente antes e durante a pandemia da SARS-COV 2

os impactos na vida dos professores

Autores

  • Gabriela Mendes Pereira Nascimento UNIUBE
  • Sálua Cecílio UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.6983

Palavras-chave:

Organização do trabalho docente. Condições do trabalho docente. Saúde mental.

Resumo

Em diferentes tempos, o trabalho docente tem se modificado, embora nem sempre os efeitos das mudanças sejam compreendidos e administrados pelos sujeitos que trabalham, dada a experiência da alienação e do sofrimento. Neste artigo, analisa-se o trabalho docente, a partir dos resultados de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO, BVS e Google Acadêmico, observados os descritores “trabalho docente e pandemia”; “trabalho remoto”; “subjetividade”, no período de 2019 a 2021. O objetivo é descrever as novas condições, os conteúdos, a organização do trabalho docente nos últimos três anos (2019 – 2021), em especial o remoto e  seus impactos sobre a vida dos professores. Dentre os resultados, tem-se que dado o avanço tecnológico e suas relações com a reestruturação produtiva e o processo de globalização da economia, as mudanças têm sido crescentes. Mais recentemente, em decorrência da pandemia do Coronavírus, novas condições, conteúdos e formas de exercício da profissão tomaram de surpresa os docentes. Grande parte deles foi submetida a uma aprendizagem rápida e emergencial para uso de diversas tecnologias, até então desconhecidas por muitos deles. Em conclusão, os docentes tiveram que lidar com novas formas de organização e intensificação de trabalho, além da sobrecarga de trabalho, desgaste, mal-estar e adoecimento.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

NASCIMENTO, G. M. P.; CECÍLIO, S. Trabalho docente antes e durante a pandemia da SARS-COV 2: os impactos na vida dos professores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 1–21, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.6983. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6983. Acesso em: 27 abr. 2024.