A Químíca presente nos anos finais do Ensino Fundamental e as dificuldades apontadas por professores
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.7045Palavras-chave:
Ensino de Química. Dificuldades de aprendizagem. Ciências da natureza.Resumo
Esta pesquisa buscou compreender algumas dificuldades de professores de Ciências no processo de ensino e aprendizagem de Química, especificamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Sob uma perspectiva qualitativa, os dados foram coletados por meio de documentos, questionários e entrevistas. Inicialmente foi realizada a análise documental sobre o tema, para compreendê-lo melhor e subsidiar as análises. Em seguida, aplicou-se um questionário, para conhecer o perfil dos professores. Por fim, foram realizadas entrevistas que possibilitaram apontar os principais desafios ao ensino de conteúdos da Química. Com os dados, pudemos concluir que as dificuldades apontadas estão, de alguma forma, relacionadas às categorias professor, aluno, currículo e infraestrutura. Na categoria professor, destacaram-se aspectos relacionados à formação inicial, que é em Ciências Biológicas, não em Química. Já para a categoria aluno, os apontamentos são relacionados à dificuldade de abstração dos conteúdos e de utilização da matemática como ferramenta para as Ciências. No que se refere à categoria infraestrutura, os dados apontam para os recursos disponíveis ou necessários e para as condições de sua utilização. Com relação à categoria currículo, os professores apontaram a própria dificuldade em conteúdos específicos da Química. Além disso, destacaram-se as implicações da organização curricular dos conteúdos nos documentos oficiais.
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