A Químíca presente nos anos finais do Ensino Fundamental e as dificuldades apontadas por professores

Autores

  • Cinara Aparecida de Moraes Universidade Federal de Uberlândia - Pesquisadora do GPFPF
  • Sandro Rogério Vargas Ustra Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.7045

Palavras-chave:

Ensino de Química. Dificuldades de aprendizagem. Ciências da natureza.

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender algumas dificuldades de professores de Ciências no processo de ensino e aprendizagem de Química, especificamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Sob uma perspectiva qualitativa, os dados foram coletados por meio de documentos, questionários e entrevistas. Inicialmente foi realizada a análise documental sobre o tema, para compreendê-lo melhor e subsidiar as análises. Em seguida, aplicou-se um questionário, para conhecer o perfil dos professores. Por fim, foram realizadas entrevistas que possibilitaram apontar os principais desafios ao ensino de conteúdos da Química. Com os dados, pudemos concluir que as dificuldades apontadas estão, de alguma forma, relacionadas às categorias professor, aluno, currículo e infraestrutura. Na categoria professor, destacaram-se aspectos relacionados à formação inicial, que é em Ciências Biológicas, não em Química. Já para a categoria aluno, os apontamentos são relacionados à dificuldade de abstração dos conteúdos e de utilização da matemática como ferramenta para as Ciências. No que se refere à categoria infraestrutura, os dados apontam para os recursos disponíveis ou necessários e para as condições de sua utilização. Com relação à categoria currículo, os professores apontaram a própria dificuldade em conteúdos específicos da Química. Além disso, destacaram-se as implicações da organização curricular dos conteúdos nos documentos oficiais.

Biografia do Autor

Cinara Aparecida de Moraes, Universidade Federal de Uberlândia - Pesquisadora do GPFPF

Educação

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia

Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, educação em ciências e matemática, formação continuada e ensino de ciências.

Referências

AGUIAR, Maria da C. C. de. Implicações da formação continuada para a construção da identidade profissional. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 23, p. 155-173, jul./dez. 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/43276. Acesso em: 14 ago. 2020.

ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 823-841, abr./jun. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000300823. Acesso em: 14 ago. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 1.301/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Brasília, DF: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf. Acesso em: 9 out. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental. Acesso em: 14 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal/CET, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.

CHASSOT, Attico I. Para que(m) é útil o ensino?: alternativas para um ensino (de química) mais crítico. Canoas: Ed. da Ulbra, 2004.

COSTA, Nelson L. da. A formação do professor de Ciências para o ensino da química do 9° ano do ensino fundamental: a inserção de uma metodologia didática apropriada nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Duque de Caxias, 2010. Disponível em: http://www.unigranrio.br/unidades_adm/pro_reitorias/propep/stricto_sensu/cursos/mestrado/ensino_ciencias/galleries/downloads/dissertacoes/dissertacao_nelson_lage.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

COX, Kenia K. Informática na educação escolar. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

LÉVY, Pierre. As tecnologias das inteligências: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MATTOS, Kélli R. C. de; AMESTOY, Micheli B.; TOLENTINO NETO, Luiz C. B. de. O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Amazônia, Belém, v. 18, n. 40, p. 22-34, jan./jun. 2022. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11887. Acesso em: 14 ago. 2020.

MORAES, Cinara A. Reflexões sobre o ensino de cálculo diferencial e integral em cursos de graduação em química. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2013.

NEIRA, Ana C. Professores aprendem com a tecnologia e inovam as aulas. Estadão, São Paulo, 23 fev. 2016. Disponível em: https://www.estadao.com.br/educacao/professores-aprendem-com-a-tecnologia-e-inovam-as-aulas/. Acesso em: 14 ago. 2020.

NOGUEIRA, Jairo D. O prolongamento da jornada de trabalho e a dupla subordinação contemporânea: estudo junto aos trabalhadores da iniciativa privada em educação da cidade de Pelotas, RS. 2007. 131 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5047. Acesso em: 14 ago. 2020.

NÓVOA, António. Os professores: Quem são? Donde vêm? Para onde vão? In: STOER, Stephen. (org.). Educação, ciências sociais e realidade portuguesa: uma abordagem pluridisciplinar. Porto: Afrotamento, 1991.

PEREIRA, Lucicléia A. dos S. Os desafios enfrentados pelos professores na atualidade. 2014. 62 f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/12506/1/PDF%20-%20LUCICL%c3%89A%20APARECIDA%20DOS%20SANTOS%20PEREIRA.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

RIBEIRO, Renato J. Ainda sobre o mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 3, n. 6, p. 313-315, jul./dez. 2006. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/113. Acesso em: 14 ago. 2020.

SILVA, Aline M. da; COSTA, Denise K. da. Análise do conceito de equilíbrio químico apresentado nos livros didáticos de química, aprovados pelo PNLD 2018-2020. ReBECEM, Cascavel, v. 6, n. 3, p. 366-383, set./dez. 2022. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27799. Acesso em: 14 ago. 2020.

SILVA, Roberto C. D. da; SANTOS, Fernanda V. dos; ALVES, Manoel M. S. Obstáculos epistemológicos e o processo de ensino e aprendizagem matemática: um olhar sobre o conceito de equação do 1º grau. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 8, n. 1, p. 102-112, 2018. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/28436/1/Silva2018OBST%C3%81CULOS.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

SILVEIRA, Denise T.; CÓRDOVA, Fernanda. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise T. (org.). Métodos de pesquisas. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009. p. 31-42. Disponível em: https://www.idea.ufscar.br/arquivos/metodologia/delineamentos/pdf-gerhardt-e-silveira-2009-metodos-de-pesquisa.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, n. 73, p. 209-244, 2000. Acesso em: 14 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

MORAES, C. A. de; USTRA, S. R. V. A Químíca presente nos anos finais do Ensino Fundamental e as dificuldades apontadas por professores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 38–57, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.7045. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7045. Acesso em: 22 nov. 2024.