Ensino de história antirracista e a Lei 10.639/03

cultura Hip Hop e suas educabilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.7048

Palavras-chave:

Ensino de História, Cultura Hip Hop, Educação Antirracista, Formação de Professores

Resumo

A Lei Nacional 10.639, sancionada em 2003, que obriga o Ensino da história e Cultura Afro-brasileira nas escolas é uma das conquistas, preconizada pelos movimentos sociais, particularmente, pelo movimento negro brasileiro. Neste trabalho, nosso objetivo se volta para compreender as contribuições que a Cultura Hip Hop pode aportar ao ensino de história na educação básica, tomando por foco as práticas curriculares voltadas ao último ano do ensino fundamental. Lançando mão da ideia de educabilidades, examina-se, desde a gênese do Hip Hop até as formas atuais  de expressões próprias desta cultura. Nessa direção despontam, em especial, a Técnica da Sampleagem e da Mixagem como potenciais recursos para exercitar na docência do ensino de história. Dentre os destaques se observa a potencialidade que se apresenta nestas práticas culturais que ainda precisam ser melhores tratadas no ambiente do currículo escolar e no ambiente da escola de forma mais ampliada. Acreditamos que tanto os profissionais da educação (professores)  quanto a comunidade e os estudantes são convocados a exercitar o protagonismo, ao conhecer, praticar e reconhecer a cultura hip hop, uma vez que o uso das técnicas  implica em processos coletivos, abertos e interativos de aprendizagem.

Biografia do Autor

Rafael Mautone Ferreira, Prefeitura Municipal de Esteio

Mestre em Educação

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Pesquisador CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

MAUTONE FERREIRA, R.; FERREIRA DA SILVA, G. Ensino de história antirracista e a Lei 10.639/03 : cultura Hip Hop e suas educabilidades. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 22–37, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.7048. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7048. Acesso em: 26 dez. 2024.