Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos

arte e tecnologias digitais na parceria entre ensino e extensão

Autores

  • Ketiuce Ferreira Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.7052

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Extensão. Arte. Tecnologias digitais.

Resumo

Este texto consiste no relato de uma experiência com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais. O trabalho foi realizado ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, no componente curricular de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os primeiros contatos dos estudantes com o campo de estágio são essenciais para evidenciar o potencial formativo das escolas para os graduandos, bem como para identificar desafios os quais a universidade pode ajudar a superar. O fato de a maior parte dos estudantes terem vivenciado o estágio na mesma escola, possibilitou desenvolver um trabalho que, por meio da parceria entre ensino e extensão, se concentrou em contribuir para a alfabetização de adultos, explorando a arte e as tecnologias digitais. Desta experiência destaca-se a aproximação entre escola e universidade como imperativo possível de diversas maneiras, entre elas o Estágio Supervisionado. Ambas as instituições aprendem e ensinam mutuamente nesta relação a qual pode ser sistematicamente enriquecida quando ensino, pesquisa e extensão partilham deste princípio. A relação entre arte e tecnologia tem muito a contribuir para o processo alfabetizador na EJA, uma vez que potencializa aspectos como expressão criativa e leitura crítica de mundo.

Biografia do Autor

Ketiuce Ferreira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ituiutaba. Doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (Unesp), campus Araraquara (2022). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), especialista em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância (Univesp/2022); em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologia (Unifei/2009); em Informática na Educação (UFLA/2009) e em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (Uniminas/2008). Graduada em Pedagogia: Docência, Gestão e Tecnologia (Uniminas/2008). Membro do grupo de pesquisa Formação de professores, cultura digital e aprendizagem (Forproca), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui experiência docente na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e na educação superior (modalidades presencial e a distância)

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

SILVA, K. F. Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: arte e tecnologias digitais na parceria entre ensino e extensão. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 16, n. 2, p. 125–137, 2023. DOI: 10.18554/rt.v16i2.7052. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7052. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência