Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos
arte e tecnologias digitais na parceria entre ensino e extensão
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v16i2.7052Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Educação de Jovens e Adultos. Extensão. Arte. Tecnologias digitais.Resumo
Este texto consiste no relato de uma experiência com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública do Estado de Minas Gerais. O trabalho foi realizado ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, no componente curricular de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os primeiros contatos dos estudantes com o campo de estágio são essenciais para evidenciar o potencial formativo das escolas para os graduandos, bem como para identificar desafios os quais a universidade pode ajudar a superar. O fato de a maior parte dos estudantes terem vivenciado o estágio na mesma escola, possibilitou desenvolver um trabalho que, por meio da parceria entre ensino e extensão, se concentrou em contribuir para a alfabetização de adultos, explorando a arte e as tecnologias digitais. Desta experiência destaca-se a aproximação entre escola e universidade como imperativo possível de diversas maneiras, entre elas o Estágio Supervisionado. Ambas as instituições aprendem e ensinam mutuamente nesta relação a qual pode ser sistematicamente enriquecida quando ensino, pesquisa e extensão partilham deste princípio. A relação entre arte e tecnologia tem muito a contribuir para o processo alfabetizador na EJA, uma vez que potencializa aspectos como expressão criativa e leitura crítica de mundo.
Referências
ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis (RJ): Vozes, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50 ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cobucci Leite. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MOURA, Carmen Brunelli de. Diversidade, currículo e implicações pedagógicas. In: ______. SILVA, Marluce Pereira da; GARCIA, Renata Monteiro (Orgs.). EJA, diversidade e inclusão: reflexões impertinentes. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018, p. 47-60. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/139/57/557-1. Acesso em: 08 ago. 2023
MOURA, Eduardo; ROJO, Roxane. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
PRATA-LINHARES, Martha Maria. Contribuições da arte para a formação de professores universitários. In: ______. MASETTO, Marcos (org.). Inovação no ensino superior. São Paulo: Edições Loyola, 2012, p. 55-66.
RODRIGUES, Edileuza Custódio. Atuação dos professores de jovens e adultos: por uma educação emancipadora. In: ______. SILVA, Marluce Pereira da; GARCIA, Renata Monteiro (Orgs.). EJA, diversidade e inclusão: reflexões impertinentes. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018, p. 451-474. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/139/57/557-1. Acesso em: 08 ago. 2023.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Estágio supervisionado: espaço de ter-lugar do olhar e de dar a voz. In: ______. SILVA, Lázara Cristina da; MIRANDA, Maria Irene (orgs.). Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara (SP): Junqueira&Marin: Belo Horizonte (MG): FAPEMIG, 2008, p. 115-140.
SILVA, Marco. O celular na sala de aula: uso didático e resistências. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2023, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1661?fbclid=IwAR2aAkksC436D0RFHISCgrsU9VbS-CJqdWwMn96LR6qG7E8zvXHTRg4Rpic. Acesso em: 10 ago. 2023.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Ituiutaba, 2017.
ZEICHNER, Kenneth M. Formação de professores para a justiça social em tempos de incerteza e desigualdades crescentes. In: ______. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth M. (orgs.). Justiça social: desafio para a formação de professores. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008, p. 11-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.