Educação para as mídias

inovando por meio da pesquisa como princípio educativo no currículo integrado

Autores

  • Suelen Corazza de Alice IFSC
  • Roberta Pasqualli IFSC
  • Marizete Bortolanza Spessatto IFSC

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i3.7221

Palavras-chave:

Pesquisa como Princípio Educativo, Educomunicação, Currículo Integrado

Resumo

Educar para as mídias é uma necessidade, uma vez que cada vez mais é preciso formar sujeitos que sejam capazes de alterar a realidade, não somente reproduzi-la. Nessa direção, o objetivo desse texto é apresentar discussões sobre a integração do tripé pesquisa como princípio educativo, educação para as mídias e currículo integrado no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um ensaio teórico que foi constituído numa abordagem qualitativa e dialética, produzido por meio de pesquisa bibliográfica. Como resultados, aponta-se que importância da materialização da prática docente por professores capacitados ou educomunicadores que compreendam as relações teórico-práticas da pesquisa como princípio educativo voltadas para educação para as mídias no currículo integrado.

Biografia do Autor

Suelen Corazza de Alice, IFSC

Mestranda em EPT - ProfEPT IFSC.

Marizete Bortolanza Spessatto, IFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia (2010). Mestre em Linguística pela UFSC (2001). É professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Estágio de Pós-Doutoramento junto à Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, na linha de pesquisa Pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação (PNPD/CAPES).

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Acesso em: 4 maio 2023.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

ALICE, S. C. de .; PASQUALLI, R.; SPESSATTO, M. B. Educação para as mídias: inovando por meio da pesquisa como princípio educativo no currículo integrado. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 3, p. 111–128, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i3.7221. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7221. Acesso em: 18 jan. 2025.