Jogo analógico Dominó Geográfico

contribuições para o ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • Adelvan Ferreira Santos Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco
  • Simone Ribeiro Santos Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7304

Palavras-chave:

Jogos, Lugar, Ensino de Geografia, EJA

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “Eu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: abordagens do conceito de lugar na EJA”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo objetivo foi o de compreender as contribuições dos jogos analógicos para a apreensão do conceito de lugar no ensino de Geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa-ação como forma de investigação, pautado na elaboração do jogo Dominó Geográfico: setores da economia de Serrolândia, cujo uso ocorreu em três turmas de EJA do COMAGS e as análises dos dados e informações coletados por meio de questionários com os estudantes colaboradores possibilitaram averiguar os benefícios deste dispositivo-didático-pedagógico para a compreensão temas geográficos ancorados nos elementos econômicos do lugar de vivência dos sujeitos. Os resultados apontam que, com o uso do Dominó Geográfico, foi possível a compreensão do conteúdo de forma prazerosa, independentemente da faixa etária. Evidenciou-se, também, que a abordagem geográfica, a partir do conceito de lugar, possibilitou uma melhor compreensão da realidade, visto que dialoga com o cotidiano dos sujeitos aprendentes.

Biografia do Autor

Adelvan Ferreira Santos, Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco

Mestre em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB e Professor de Geografia na Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco- SEEPE

Simone Ribeiro Santos , Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade e Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

FERREIRA SANTOS, A.; RIBEIRO SANTOS , S. . Jogo analógico Dominó Geográfico: contribuições para o ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 190–208, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7304. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7304. Acesso em: 12 jul. 2024.