O clima no ensino de Geografia
um relato de prática pedagógica com o sexto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7361Palavras-chave:
Climatologia., Educação Geográfica, Recursos DidáticosResumo
A Climatologia enquanto conteúdo curricular na Geografia escolar possui grande relevância no desenvolvimento de diferentes conhecimentos geográficos. O presente trabalho apresenta uma proposta de aula para o sexto ano, com uso de diferentes recursos didáticos, visando uma aprendizagem significativa. Para tanto, foi elaborado e aplicado um plano de aula envolvendo 3 práticas pedagógicas distintas. A aula envolveu exposição do conteúdo, atividades em grupo, apresentação de conceitos com uso de recursos didáticos e exercícios de fixação. A primeira atividade fez uso de imagens apresentadas para abordar o conceito de tempo e de clima, bem como a influência de cada um destes no cotidiano e facilitou o diálogo com os alunos, valorizando o conhecimento prévio dos mesmos. A segunda atividade, sobre camadas da atmosfera, aprofundou o conteúdo e manteve os alunos interessados e participativos na aula com o uso de colagem manual. A terceira atividade com o uso de uma esponja apresentou, de forma lúdica, os diferentes tipos de chuva, contribuindo com a compreensão dos discentes acerca deste fenômeno meteorológico. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciam que o uso de diferentes práticas pedagógicas associadas a materiais e recursos didáticos são fundamentais para promover o aperfeiçoamento no processo de ensino e aprendizagem acerca de temas da Climatologia.
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARBOSA, Edriani Donizete. As diversas possibilidades para avaliar o ensino da Geografia. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2013.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
GOMES, Hemerson; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Ensino de climatologia na educação básica: atividade didática com uso de jornais on line. Juiz de Fora, 2018.
RAMOS, Marta Gonçalves da Silva. A Importância dos Recursos Didáticos para o Ensino da Geografia no Ensino Fundamental nas Séries Finais. Universidade de Brasília, 2012.
SILVA, Vládia; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A Geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. Geosaberes, v. 3, n. 5, p. 62-68, jul. 2012.
SOARES, Alvina Maciel. Recursos Didáticos na Educação de Jovens e Adultos. Angra dos Reis: Universidade Federal Fluminense, 2015.
SOUZA, Cícero Luís. MUTERLLE, Juliana Carla. Ensino de geografia e avaliação: uma questão de critérios. In: X Congresso Nacional de Educação, 2011.
STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012a.
STEINKE, Ercília Torres. Prática pedagógica em climatologia no ensino fundamental: sensações e representações do cotidiano. Acta Geográfica, Boa vista, Ed, Esp. Climatologia Geográfica, p. 77 - 86, 2012b.
TAKAHASHI, Regina Toshie; FERNANDES, Maria de Fátima. Plano de Aula: conceitos e metodologia. São Paulo: Acta Paul, v. 17, n. 1, p. 114-118, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.