Corpo território, território corpo

saberes e práticas em devir na educação geográfica

Autores

  • Wander Guilherme Rocha Carvalho Unicamp
  • Tânia Seneme do Canto Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7362

Palavras-chave:

Formação de Professores, Dispositivos, Cartografia, Corpo, Território

Resumo

Este artigo nasce de um projeto de pesquisa que vem buscando conectar e explorar saberes que articulam o corpo e o território na educação geográfica. O contexto da pesquisa envolve a formação de professores de geografia e de educação física através de um projeto interdisciplinar vinculado ao Programa Residência Pedagógica, da CAPES. O método da pesquisa funda-se na perspectiva de que estes saberes não estão prontos e as conexões entre eles não são dadas de antemão e, portanto, faz-se necessário criar dispositivos capazes de ativar, movimentar, irromper o pensamento e o corpo para produzi-los. É certo que os currículos escolares e universitários, bem como os textos científicos e pedagógicos da geografia e da educação física, abordam e estabelecem relações entre o corpo e o território no âmbito educacional e para além dele. Entretanto, parece haver ainda um amplo campo de experiências e saberes a serem mobilizados na educação geográfica a partir do entendimento do corpo como um território e do território como um corpo. Sendo assim, o artigo em questão visa aprofundar o pensamento sobre estas relações e possíveis encontros, tendo como dispositivo alguns mapeamentos criados pelos licenciandos que participam do projeto.

Referências

BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCOSSIA, Liliana. Pistas do método da Cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 52-75.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Felix. - Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia) Introdução: Rizoma Vol. 1 Editora 34, 1a Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 1995. (Originalmente publicado em 1980).

Portal Prêmio PIPA Disponível em: https://www.premiopipa.com/. Acesso em: 07 de setembro de 2023.

TURINO, Flávia Ferreira. Consumo, logo apareço: produção de subjetividades juvenis na cultura e consumo e do espetáculo. 180f. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2010.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

GUILHERME ROCHA CARVALHO, W.; SENEME DO CANTO, T. Corpo território, território corpo: saberes e práticas em devir na educação geográfica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 209–222, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7362. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7362. Acesso em: 12 jul. 2024.