Corpo território, território corpo
saberes e práticas em devir na educação geográfica
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7362Palavras-chave:
Formação de Professores, Dispositivos, Cartografia, Corpo, TerritórioResumo
Este artigo nasce de um projeto de pesquisa que vem buscando conectar e explorar saberes que articulam o corpo e o território na educação geográfica. O contexto da pesquisa envolve a formação de professores de geografia e de educação física através de um projeto interdisciplinar vinculado ao Programa Residência Pedagógica, da CAPES. O método da pesquisa funda-se na perspectiva de que estes saberes não estão prontos e as conexões entre eles não são dadas de antemão e, portanto, faz-se necessário criar dispositivos capazes de ativar, movimentar, irromper o pensamento e o corpo para produzi-los. É certo que os currículos escolares e universitários, bem como os textos científicos e pedagógicos da geografia e da educação física, abordam e estabelecem relações entre o corpo e o território no âmbito educacional e para além dele. Entretanto, parece haver ainda um amplo campo de experiências e saberes a serem mobilizados na educação geográfica a partir do entendimento do corpo como um território e do território como um corpo. Sendo assim, o artigo em questão visa aprofundar o pensamento sobre estas relações e possíveis encontros, tendo como dispositivo alguns mapeamentos criados pelos licenciandos que participam do projeto.
Referências
BARROS, Laura Pozzana de; KASTRUP, Virgínia. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCOSSIA, Liliana. Pistas do método da Cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 52-75.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Felix. - Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia) Introdução: Rizoma Vol. 1 Editora 34, 1a Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 1995. (Originalmente publicado em 1980).
Portal Prêmio PIPA Disponível em: https://www.premiopipa.com/. Acesso em: 07 de setembro de 2023.
TURINO, Flávia Ferreira. Consumo, logo apareço: produção de subjetividades juvenis na cultura e consumo e do espetáculo. 180f. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.