A importância da aquisição precoce da Libras para o desenvolvimento dos conceitos científicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7479Palavras-chave:
Aquisição, Libras, Desenvolvimento, Conceito, CogniçãoResumo
O presente trabalho traz reflexões sobre a importância da exposição precoce da Libras para o desenvolvimento linguístico e cognitivo de sujeitos surdos. O pressuposto teórico utilizado é a noção Vigotskiana que a linguagem tem função reguladora do pensamento. Neste sentido o desenvolvimento linguístico é essencial para o pleno desenvolvimento cognitivo. Nesta pesquisa é apresentado dados sobre o perfil linguístico e acadêmico de 10 discentes Surdos do curso de Letras Libras. Os dados apontam que, apesar das conquistas nas últimas décadas, sujeitos surdos, ainda, vivenciam situação de isolamento linguístico. Além disto, os dados apontam uma relação entre desempenho linguístico e acadêmico. A conclusão é que estímulos linguísticos precoces favorecem o desempenho da Libras e o domínio de conceitos abstratos, evidenciando a importância do Ensino bilíngue para Surdos.
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