Escolas polo de Educação Bilíngue de surdos na rede estadual de ensino de Tocantins

espaço para a diferença

Autores

  • Mônica Rocha Univeridade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7605

Palavras-chave:

Educação Bilíngue de Surdos, Implantação de Escolas Polo, Formações de Profissionais da Educação

Resumo

Este artigo surge a partir da pesquisa da Dissertação da proposta de implantação de uma educação bilíngue de surdos desenvolvida pela Secretaria Estadual da Educação do Estado do Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional, com o objetivo de apresentar como se deu a elaboração da proposta de implantação de uma educação bilíngue de surdos na rede estadual de ensino do Tocantins. Como fundamentação teórica, foram utilizados Dalcin (2006), com relatos de surdos na trajetória de empoderamento da Libras, Lodi e Lacerda (2009; 2014; 2022) e Skliar (2016), que tratam de identidades surdas e educação, Lacerda (2014; 2016; 2021) e sua visão sobre educação bilíngue de surdos; por fim, Stumpf e Linhares (2021) que discutem currículo. Enquanto resultados temos: formação de gestores sobre educação bilíngue de surdos, em 2021, e em 2022; formação de profissionais das escolas polo, em 2022; em 2023 implantação de uma Escola Bilíngue de educação de surdos em Palmas e previsto implantação de escolas polo bilíngue de surdos, em cada uma das 12 Diretorias de Ensino do Estado, elaboração de diretrizes para a instituição das escolas polos e classes bilíngues; publicação das orientações para o Projeto Político Pedagógico da SEDUC; criação da instrução normativa para a contratação de professores de Libras; alteração do limite de alunos surdos matriculados em uma mesma sala e proposta de currículo de uma educação bilíngue em que há os componentes Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e Língua Portuguesa como segunda língua.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

ROCHA, M. . Escolas polo de Educação Bilíngue de surdos na rede estadual de ensino de Tocantins: espaço para a diferença. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 50–67, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7605. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7605. Acesso em: 21 dez. 2024.