Crenças e emoções de professores de Libras ouvintes em formação inicial na Universidade Federal do Tocantins

Autores

  • Felipe de Almeida Coura Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Claudia Turcato de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Helen Cardoso Lima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7622

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação de Professores de Libras, Crenças, Emoções

Resumo

Pesquisas sobre crenças e emoções de professores de línguas vêm se expandindo significativamente na área da Linguística Aplicada (LA) nas últimas décadas (BARCELOS; ARAGÃO, 2018), pois estão relacionadas à identidade do futuro professor. Este estudo buscou identificar e compreender as emoções e crenças de professores em formação do curso de licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), considerando suas vivências em seus processos de formação. Utilizando um questionário estruturado, dados qualitativos foram coletados e analisados. Os resultados revelam, dentre outros pontos, que alguns professores ouvintes em formação, sentem receio ao sinalizarem em Libras com um surdo, crendo não serem compreendidos por ele ou de não o compreender adequadamente. Assim, o estudo aponta para a necessidade de mais pesquisas sobre as emoções e crenças de professores de Libras em formação inicial, tanto para aqueles que são ouvintes quanto para os surdos.

Referências

ALBRES, N. A. Ensino de libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.

ARAGÃO, R. Beliefs and emotions in foreign language learning. System, v. 39, p. 302-313, 2011.

ARAGÃO, R. C.; CAJAZEIRA, R. J. Emoções, crenças e identidades de professores de inglês. Caminhos em Linguística Aplicada. v.16, p.109-133, 2017.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

BARCELOS, A. M. F. Metodologia de Pesquisa das Crenças sobre Aprendizagem de línguas: Estado da Arte. Rev. Brasileira de Línguistica Aplicada, v. 1, n 1, p. 71-92, 2001.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 7, n. 2, 2007.

BARCELOS, A. M. F.; SILVA, D. D. Crenças e emoções de professores de inglês em serviço. Revista Contexturas, n. 24, p. 6-19, 2015.

BARCELOS, A. M. F.; KALAJA, P. Beliefs on second language acquisition: Teacher. The Encyclopedia of Applied Linguistics, 2012.

BARCELOS, A. M.; ARAGÃO, R. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, n. 4, p. 506-531, 2018.

CALIXTO, R. M. F. GARCÊZ, R. L. O.; OLIVEIRA, S. M. Traduzir e interpretar incursões no mundo do outro ou atos de fronteira? Reflexões teóricas sobre o papel do intérprete a partir de uma perspectiva culturalista. In: Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 3, 2012, Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis: UFSC, 2012, p. 1-8.

CERNY, R. Z.; QUADROS, R. M.; BARBOSA, H. Formação de professores de Letras: Libras: Construindo o currículo. Revista E-Curriculum, v. 4, n. 2, 2009.

COURA, F. A. O estágio supervisionado em Libras: reflexões além do ensino de língua. Humanidades e Inovação, v. 5, n. 9, p. 108-118, 2018.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 2000.

GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MATURANA, H. R. Uma abordagem da educação atual na perspectiva da biologia do conhecimento. In: MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p. 11-35.

SCALABRI, I. C.; MOLINARI A. M. C. Importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. REVISTAUNAR. 2013, v. 7, n. 7, 2013.

SILVEIRA, A. P.; LOBATO, H. K. G.; DA SILVA, L. F. R. Representações sociais sobre o ensino de Libras: impactos, emoções, ideias e crenças. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 2, p. 9402–9418, 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

COURA, F. de A. .; OLIVEIRA, A. C. T. de .; LIMA, H. C. Crenças e emoções de professores de Libras ouvintes em formação inicial na Universidade Federal do Tocantins. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 131–149, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7622. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7622. Acesso em: 21 dez. 2024.