Crenças e emoções de professores de Libras ouvintes em formação inicial na Universidade Federal do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7622Palavras-chave:
Formação de Professores, Formação de Professores de Libras, Crenças, EmoçõesResumo
Pesquisas sobre crenças e emoções de professores de línguas vêm se expandindo significativamente na área da Linguística Aplicada (LA) nas últimas décadas (BARCELOS; ARAGÃO, 2018), pois estão relacionadas à identidade do futuro professor. Este estudo buscou identificar e compreender as emoções e crenças de professores em formação do curso de licenciatura em Letras-Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), considerando suas vivências em seus processos de formação. Utilizando um questionário estruturado, dados qualitativos foram coletados e analisados. Os resultados revelam, dentre outros pontos, que alguns professores ouvintes em formação, sentem receio ao sinalizarem em Libras com um surdo, crendo não serem compreendidos por ele ou de não o compreender adequadamente. Assim, o estudo aponta para a necessidade de mais pesquisas sobre as emoções e crenças de professores de Libras em formação inicial, tanto para aqueles que são ouvintes quanto para os surdos.
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