Proposta de conteúdo curricular de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7627Palavras-chave:
Ensino da Língua Portuguesa Escrita, Proposta Curricular, Português Como Segunda Língua Para Surdos, Educação BilíngueResumo
Diante da necessidade de implementação de uma educação bilíngue de surdos na rede estadual de ensino do Tocantins, o presente artigo vem contemplar a elaboração de uma proposta de conteúdo curricular da disciplina de língua portuguesa como segunda língua para os estudantes surdos do Ensino Fundamental - anos finais. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa com características de análise documental. Neste estudo, a elaboração de uma proposta de conteúdo curricular de português como segunda língua para surdos está baseada na BNCC - Base Nacional Curricular Comum (Brasil, 2018), na proposta curricular para o ensino de língua portuguesa para surdos publicado pelo MEC (Dipebs/Semesp, 2021) e no Documento Curricular do Tocantins (Tocantins, 2019). Nesse sentido, a pesquisa parte da demanda de implementação de uma educação bilíngue de surdos e de um currículo de língua portuguesa escrita para surdos na rede estadual de ensino do Tocantins, tendo como objetivo propor princípios para a organização de um currículo de língua portuguesa como segunda língua para os alunos surdos do ensino fundamental II – anos finais, indicando os campos e os eixos que norteiam o uso e a prática da linguagem.
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