Provocações Interativas
arte contemporânea no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7837Palavras-chave:
Arte, Ciência, Argumentação Científica, Extensão Universitária, OficinaResumo
Neste artigo, tencionamos as fronteiras arte-ciência-tecnologia-educação por meio da oficina Provocações Interativas com a qual articulamos conceitos da ciência com três obras de arte contemporâneas contendo três perguntas provocativas cada. As obras de arte contemporânea acessam conhecimentos prévios que são acionados pelo diálogo aberto de forma que perguntas sejam promotoras de questionamentos ao acionar reflexões espontâneas contextualizadas pela própria experiência. O compartilhamento de conhecimentos, a construção de novas visões de mundo e outras perspectivas e sentidos para a educação em ciências em diferentes contextos formativos foram foco de uma oficina de extensão universitária baseada na criatividade, no pensamento crítico e na argumentação a fim de estimular sentidos multidisciplinares concretos.
Referências
ALMEIDA, Christine Sant’Anna de. O professor e a arte de argumentar. The ESPecialist, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 113-131, 2013.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailvich. Art and Answerability: early philosophical essays. tradução: Michael Holquist; Vadim Liapunov; Kenneth Brostrom. 1st ed. Austin: University of Texas Press, 1990. (University of Texas Press Slavic Series).
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. 4ª. ed. 2003.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. 1a ed. São Paulo (SP): Editora 34, 2017.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. 3. reimpress. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. Translation: Narrative Inquiry Group and Teacher Education ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. 250 p.
HARAWAY, Donna. Quando as espécies se encontram [recurso eletrônico]. Tradução: Juliana Fausto. 1a ed. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
FARBIARZ, Jackeline Lima. Estabelecendo a ponte: uma visão bakhtiniana de argumentação. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Atas do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG, 2003, p. 1-14.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? [recurso eletrônico]. tradução: Rosiska Darcy de Oliveira Oliveira. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2013.
GOULART, Cecília Maria Aldigueri. Processos escolares de ensino e aprendizagem, argumentação e linguagens sociais. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 50-62, 2010.
GOULART, Cecília Maria Aldigueri. Política como ação responsiva: breve ensaio acerca de educação e arte. Em: FREITAS, Maria Tereza (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p. 69–95.
LEITÃO, Selma. Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco. Pro- posições, Campinas, v. 18, n. 3, p. 75-92, 2007.
LOPES, Thelma; DAHMOUCHE, Monica Santos. Arte, educação científica e política: diálogos plurais. Conhecer: debate entre o público e o privado, Ceará, v. 9, n. 23, p. 141–164, 2019.
PISTORI, Maria Helena Cruz; BANKS-LEITE, Luci. Argumentação e construção de conhecimento: uma abordagem bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 129- 144, 2010.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2o ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. 1a ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Triângulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
