Pode um(a) decolonial defender a ciência e seu ensino? Não só pode, como deve!
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7838Palavras-chave:
Decolonialidade, Multiculturalismo, Negacionismo CientíficoResumo
O propósito deste trabalho é construir e propor argumentos a favor da defesa da ciência desde as perspectivas decoloniais, pensando uma educação científica comprometida com a superação de heranças e de impactos da colonização e da colonialidade. Para tal fim, apresentamos o conceito de decolonialidade e as relações que tem se construído nesse movimento com a ciência na educação científica, construindo reflexões sobre a desconfiança na ciência, que se circunscreve nos estudos decoloniais, tendendo à valorização de outros saberes que não os da “ciência moderna”. Fundamentados em dados sobre a educação científica no Brasil, mostramos que a colonialidade na educação pública tem se manifestado mais pela negação de acesso ao conhecimento científico, do que na garantia de aprendizagem com qualidade da ciência por parte dos povos colonizados. Defendemos que lutar contra a violência colonial e construir processos de emancipação contra as opressões da colonização e da colonialidade na educação científica deve passar, necessariamente, pela defesa explícita e engajada da ciência, percebendo a mesma como aliada e indispensável na luta, e não só como o problema que temos que superar, debater, substituir ou descentralizar.
Referências
BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, (11), 89–117, 2013.
CASSIANI, S; MARIN, Y; KARIDY, M. Decolonizando a educação em ciências e sua pesquisa: Provocações entre processos teórico-metodológicos. In D. Dutra, B. Monteiro, H. Nascimento, M. Cáceres, C. Sánchez & Cassiani, S. (73-102), 2023. Educação, Ambiente, Corpo & Decolonialidade. Livraria da Física.
CASSIANI, S; SELLES, S; OSTERMANN, F. Negacionismo científico e crítica à Ciência: Interrogações decoloniais. 2022. Ciência & Educação, 28, e22000.
CONDÉ, M. Entre loucos e hereges: Quem confia na ciência? In I. Gurgel (Org.). Por que confiar nas ciências? Epistemologias para nosso tempo (1-12). Livraria da Física, 2023.
CUPANI, M. Arrogância e desconfiança: sobre o valor da ciência. In I. Gurgel (Org.). Por que confiar nas ciências? Epistemologias para nosso tempo (13-24). Livraria da Física, 2023.
DUSSEL, E. Europa, modernidade e eurocentrismo. In E. Lander (Org.), A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas (pp. 24–32). CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.
DUTRA, D; CASTRO, D; MONTEIRO, B. Educação em ciências e decolonialidade: Em busca de caminhos outros. In B. Monteiro, D. Dutra, S. Cassiani, C. Sánchez, & R. Oliveira (Orgs.), Decolonialidades na Educação em Ciências (pp. 2–17). Livraria da Física, 2019.
GROSFOGUEL, R. La descolonización de la economía política y los estudios postcoloniales: transmodernidad, pensamiento fronterizo y colonialidad global. Tabula rasa, (4): 17-46, 2008.
GURGEL, I. (Org.). Por que confiar nas ciências? Epistemologias para nosso tempo. Livraria da Física, 2023.
HADDAD, T. Confiar nas ciências, a pesar da história. In I. Gurgel (Org.). Por que confiar nas ciências? Epistemologias para nosso tempo (367-378). Livraria da Física, 2023.
LEMOS, M. Um contradiscurso à ciência moderna. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 179f, 2018.
MANUS, S; MARIN, Y. Género y biología, cultura y naturaleza: dualismos a cuestionar para una educación en biología transgresora. Revista interdisciplinar em ensino de ciências e matemática, 2(2): 14-24, 2022.
MARÇAL, J; OLIVEIRA, T. Os “outros” do currículo: Sobre as possibilidades de descolonização no ensino de biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 2023, 16(esp.1): 1127-1146.
MARIN, Y. Decolonialidad, Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental. Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza, 2022, número Extraordinario, 3280-3307.
MARIN, Y; CASSIANI, S. Decolonialidade e ensino de biologia: Potências e contradições na abordagem do processo da mestiçagem em aulas de genética. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2023, 22(1), e51075.
MARIN, Y; MARTÍNEZ, J. Blanquitud y educación antirracista: Experiencias y reflexiones desde la enseñanza de la biología y las ciencias sociales. Nodos y Nudos, 7(50): 15-31, 2021.
MARIN, Y. Por um currículo em defesa da verdade: Ensino de Ciências e Biologia entre o negacionismo científico e a desigualdade de gênero. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 2023, 16 (esp.1): 1103-1126.
MARTELLO, C; HOFMANN, M; TEIXEIRA, M. A teoria decolonial e ensino de ciências: Recorte bibliográfico. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, versão online.
MASO, T; YATIM, L. (De)colonialidade do saber: uma análise a partir da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Paidéia, 2014, 11(16): 31-53.
MONTEIRO, B; DUTRA, D; CASSIANI, S; SÁNCHEZ, C; OLIVEIRA, R. (Orgs.). Decolonialidades na educação em ciências. Livraria da Física, 2019.
OLIVEIRA, R; SALGADO, S. A Educação em Direitos Humanos no Ensino de Ciências em interface com a teoria do Giro Decolonial: Uma análise. Ensino em Re-Vista, 27(2), 698–726, 2020.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of world-systems research, 2000, 11(2): 342-386
RESTREPO, E; ROJAS, A. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Editorial Universidad del Cauca, 2010.
ROSA, K; BRITO, A; PINHEIRO, B. C. S. Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1440–1468, 2020.
ROSA, K. Artigo-Parecer: Educação para as relações étnico-raciais: Um ensaio sobre as alteridades subalternizadas nas ciências físicas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 25: e43896, 2023.
SANTOS, R; LIMA, P. Estaríamos Vivenciando uma Virada Decolonial na Educação em Ciências Brasileira?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e41975, 1–36, 2023.
SANTOS, B; MENEZES, M; NUNES, J. Para ampliar o cânone da ciência: A diversidade epistemológica do mundo. In Santos, B. (Org.). Semear outras soluções: Os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais (19-101), 2004. Civilização Brasileira.
SILVA, J. Geopolítica da educação: tensões entre o global e local na perspectiva dos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos. Anais do XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Recife, 2013.
VIDEIRA, A. É a ciência, enquanto tal, confiável? In I. Gurgel (Org.). Por que confiar nas ciências? Epistemologias para nosso tempo (57-80). Livraria da Física, 2023.
WALSH, C. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, 15(1–2), 61–74, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Triângulo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
