Combate à dengue, um dever de todos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18i00.7868

Keywords:

Florir Toledo. Environmental Education. Endemic Diseases Sector. Aedes aegypti. Joint Action.

Abstract

 

This article reports on the experience of environmental education and social mobilization carried out at Espaço Vida - Florir Toledo Program, in Toledo-PR, in the context of combating dengue. The action involved a partnership between the Program and the Endemic Diseases Sector, with the goal of raising awareness among adolescents about the importance of controlling the Aedes aegypti mosquito. The methodology used was experiential learning, which provided adolescents with the opportunity to learn about dengue in a practical and engaging manner. The results of the experience were satisfactory. Adolescents demonstrated a high level of engagement and displayed good knowledge about dengue by the end of the activity. The experience also contributed to changing adolescents' attitudes towards dengue and mobilizing them for mosquito control actions in their homes and neighborhoods. The experience demonstrates the feasibility and importance of environmental education as a tool for combating dengue. By involving adolescents in environmental education activities and mobilizing them for Aedes aegypti mosquito control, it is possible to contribute to reducing the number of dengue cases and promoting public health.

Author Biographies

  • Antonio José Sousa de Moraes, Western Paraná State University

    Doutorando em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), sou também Mestre em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca pela mesma instituição. Além disso, possuo especialização em Engenharia de Produção e Engenharia de Segurança do Trabalho. Sou formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba. Minha trajetória inclui atuação como bolsista IEx/CNPq no Projeto Gestão dos Territórios dos Cocais-PI e da Planície Litorânea-PI, onde contribuí para o desenvolvimento de quintais produtivos agroecológicos da agricultura familiar e participei da formulação de políticas territoriais e aquicultura. Minha experiência abrange áreas como formulação e extrusão de ração, nutrição de reprodutores de peixes, reprodução e larvicultura de peixes, além de melhoramento genético e gestão de recursos pesqueiros.

  • Jéssica Camile da Silva , Federal University of Technology of Paraná

    Graduada em Engenharia Florestal (2017) e Mestre em Ciências Agrárias (2022), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos. Atuou como pesquisadora e Apoio Técnico na área de Ciência do Solo, utilizando a fauna edáfica como indicador de qualidade do solo.
    Se encontra em cargo de Coordenação do Espaço Vida - Programa Florir Toledo desde o ano de 2022.

  • Lucas Horn Cordeiro, Federal University of Paraná

    Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) em 2013 e Mestre em Ciências Ambientais (2022), ambos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Experiência profissional na área de análises clínicas (2004-2017) e controle de qualidade na indústria farmacêutica (2018-2023). Atuou como agente de combate às endemias (2023-2024) e agora compõe o quadro de servidores técnicos educacionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estando lotado no setor de Anatomia do curso de Medicina.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue. Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília: MDS, 2013.

CAIRES, Laryssa Thompson Vieira et al. Aspectos gerais da dengue, apresentações clínicas e seus diferentes tipos de manifestações. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 2, p. e68220-e68220, 2024.

DASILIO, Amanda. Explorando a Educação Ambiental no novo ensino médio: uma proposta de eletiva. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 19, n. 2, p. 71-83, 2024.

FRY, Ronald; KOLB, David A. Experiential learning theory and learning experiences in liberal arts education. New Directions for Experiential Learning, v. 6, n. 1, p. 79–92, 1979.

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria da Saúde. RESOLUÇÃO SESA Nº 0029/2011. Dispõe sobre a Norma Técnica de Prevenção à Proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da Dengue e Febre Amarela, no Estado do Paraná.Curitiba: Governo do Estado, 2011.

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria da Saúde. Informe Epidemiológico Nº 47/2023-2024: Semana Epidemiológica 31 a 30. Curitiba: Governo do Estado, 2024. Disponível em: <https://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba-sesa@484bec19-c650-41b1-9900-e637bc7f3466&emPg=true>. Acesso em: 21 abr. 2024.

PIMENTEL, Alessandra. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia, v. 12, n. 2, p. 159–168, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/s1413-294x2007000200008>. Acesso em: 15 ago. 2019.

ROCHA, Adriano Moura Da. Geotecnologias e educação ambiental como estratégia para o monitoramento da dengue no ambiente urbano: pesquisa participativa na Vila Cruzado, município de São Luís (MA). 2009.

SILVA, Tarcísio Macedo; FRANZINI, Camila; SCHERMA, Marcos Roberto. Percepção da população sobre zoonoses e seu controle na área urbana em diversos municípios do eixo Campinas-Ribeirão Preto. Acta Veterinaria Brasilica, v. 10, n. 2, p. 116-122, 2016.

TOLEDO (PR). DECRETO Nº 1.073 de 16 de fevereiro de 2024. Decreta situação de emergência no Município de Toledo, em razão de situação anormal decorrente de iminente perigo à saúde pública, visando à adoção de medidas necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e ao controle das doenças ocasionadas pelos vírus por ele transmitidos. Órgão Oficial Eletrônico do Município de Toledo: Atos do Poder Executivo, Toledo, ano 9, ed. 3845 - Extraordinária, p. 1, 16 fev. 2024. Disponível em: <https://www.toledo.pr.gov.br/sites/default/files/orgaooficial-2024-02/orgaooficial_3845_16022024_extraordinaria_assinado.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2024.

TOLEDO (PR). PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TOLEDO. Disponível em: <https://www.toledo.pr.gov.br>. Acesso em: 28 jul. 2024.

Published

2025-09-10

How to Cite

MORAES, Antonio José Sousa de; SILVA , Jéssica Camile da; CORDEIRO, Lucas Horn. Combate à dengue, um dever de todos. JOURNAL TRIANGLE, [S. l.], v. 18, n. 00, p. e025039, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18i00.7868. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7868. Acesso em: 5 dec. 2025.