A trajetória da disciplina escolar Biologia
apontamentos e considerações a partir da obra de Dermeval Saviani
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7923Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Teorias Pedagógicas, CapitalismoResumo
Em busca de responder ao seguinte questionamento: como os elementos característicos das principais ideias pedagógicas brasileiras estão presentes na trajetória do ensino da disciplina escolar Biologia?, o objetivo deste trabalho foi identificar elementos didático-metodológicos das principais ideias pedagógicas brasileiras no ensino de Biologia, no que se diz respeito ao seu estabelecimento e organização enquanto disciplina para seu ensino escolar, à luz da pedagogia histórico-crítica (PHC). Para tanto, buscamos apoio em grandes teóricos do ensino de Ciências e Biologia, a fim de articular o que já está posto na área com aproximações relativas aos estudos de Saviani (2008, 2010, 2012) e sua teoria educacional revolucionária: a PHC. Em síntese, o percurso da Biologia enquanto matéria escolar denuncia forte influência das principais ideias pedagógicas brasileiras apresentadas por Saviani (2008, 2010, 2012).
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