Ensino de Ciências e Biologia em (re)conexões
desemparedar a escola, mobilizar vida-formação em(na) natureza
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7985Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Biologia, Desemparedamento da Escola, NaturezaResumo
Este texto se propõe a refletir sobre a (re)organização da aula no Ensino de Ciências e Biologia no desafio de dialogar com os saberes, fazeres e modos de vida dos sujeitos com vistas a um novo paradigma epistemológico que supere práticas tradicionais e abstratas interiorizadas na cultura destas disciplinas. Nos debruçamos na perspectiva de construção do Ensino de Ciências e Biologia que permita (re)criar processos investigativos na(com) a natureza. Elucidamos os marcos teórico-metodológicos para (re)pensar uma mudança paradigmática à luz das proposições Nigris (2014), fundamentados na “didática da maravilha”. Por fim, apresentamos em um exercício de metamemória, a narrativa sobre uma aula campo realizada com discentes do curso de Licenciatura em Educação Campo, da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás, na certeza de que para os movimentos de reinvenções da aula pelos professores-professoras no tempoespaço da Educação Básica é urgente explorações pedagógico-didáticas que façam materializar na formação docente uma “didática da maravilha”, possibilitando suas conexões com si, com o território e com o outro.
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