Ensino de Ciências e Biologia em (re)conexões

desemparedar a escola, mobilizar vida-formação em(na) natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7985

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Biologia, Desemparedamento da Escola, Natureza

Resumo

Este texto se propõe a refletir sobre a (re)organização da aula no Ensino de Ciências e Biologia no desafio de dialogar com os saberes, fazeres e modos de vida dos sujeitos com vistas a um novo paradigma epistemológico que supere práticas tradicionais e abstratas interiorizadas na cultura destas disciplinas. Nos debruçamos na perspectiva de construção do Ensino de Ciências e Biologia que permita (re)criar processos investigativos na(com) a natureza. Elucidamos os marcos teórico-metodológicos para (re)pensar uma mudança paradigmática à luz das proposições Nigris (2014), fundamentados na “didática da maravilha”. Por fim, apresentamos em um exercício de metamemória, a narrativa sobre uma aula campo realizada com discentes do curso de Licenciatura em Educação Campo, da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Goiás, na certeza de que para os movimentos de reinvenções da aula pelos professores-professoras no tempoespaço da Educação Básica é urgente explorações pedagógico-didáticas que façam materializar na formação docente uma “didática da maravilha”, possibilitando suas conexões com si, com o território e com o outro. 

Biografia do Autor

  • José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Pedagogia (Unip) e Ciências Biológicas - Licenciatura (UEG); especialização em Formação em Educação a Distância (Unip); mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFG), doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFG) e estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFF). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação (Área: Ciências Naturais) da Universidade Federal de Goiás, atuando no curso de Pedagogia. É vice-coordenador do grupo de pesquisa Educação no Cerrado e Cidadania - UFG/Câmpus Goiás e membro dos seguintes grupos: Núcleo de Formação de Professores da FE/UFG; Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (Redecentro-UFG) e Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte (UFF). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4, nessa última é membro do conselho deliberativo da Regional 4 (Gestão 2023-2025), é ainda integrante da Gestão Colegiada do Fórum de Licenciatura da UFG (Gestão 2023-2025). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisas sobre pesquisas, Formação de professores-professoras, Ensino de Ciências e Biologia e Educação Infantil.

  • Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2020), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2008). Foi professora da Educação Básica (2011 a 2013) e no Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás no curso de Ciências Biológicas e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2012 e 2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação em ciências, educação do campo e educação ambiental. Vinculada ao grupo de pesquisa "Educação no Cerrado e Cidadania". Membro do Fórum de Licenciatura da UFG. Professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo, atuando como coordenadora do programa de Residência Pedagógica e coordenadora de estágio do curso. Atualmente também, professora formadora na especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação Básica e no programa Escola da Terra, ambos na UFG-Câmpus Goiás. Membro do Conselho da Associação Nacional de Ensino de Biologia - Regional 04 na Gestão 2021-2023.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

NETO, José Firmino de Oliveira; CARDOSO, Elisandra Carneiro de Freitas. Ensino de Ciências e Biologia em (re)conexões : desemparedar a escola, mobilizar vida-formação em(na) natureza . Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.1, p. e025024, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.1.7985. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7985. Acesso em: 6 dez. 2025.