Ensino de Ciências e Biologia em (re)conexões

desemparedar a escola, mobilizar vida-formação em(na) natureza

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.1.7985

Keywords:

Ensino de Ciências e Biologia, Desemparedamento da Escola, Natureza

Abstract

This text aims to reflect on the organization of the classroom in Science and Biology Teaching in the challenge of dialoguing with the knowledge, actions and ways of life of the subjects with a view to a new epistemological paradigm that overcomes traditional and abstract practices internalized in the culture of these disciplines. We focus on the perspective of constructing Science and Biology Teaching that allows creating investigative processes in (with) nature. We elucidate the theoretical-methodological frameworks to think a paradigmatic change in light of Nigris's (2014) propositions, based on the “didactics of wonder”. Finally, we present, in a metamemory exercise, the narrative about a field class held with students of the Bachelor's Degree in Field Education course, at the Federal University of Goiás, Goiás Campus, in the certainty that for the movements of reinvention of the class by teachers in the time-space of Basic Education, pedagogical-didactic explorations are urgently needed that materialize in teacher training a “didactics of wonder”, enabling their connections with themselves, with the territory and with others.

 

Author Biographies

  • José Firmino de Oliveira Neto, Federal University of Goiás

    Possui graduação em Pedagogia (Unip) e Ciências Biológicas - Licenciatura (UEG); especialização em Formação em Educação a Distância (Unip); mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFG), doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFG) e estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFF). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação (Área: Ciências Naturais) da Universidade Federal de Goiás, atuando no curso de Pedagogia. É vice-coordenador do grupo de pesquisa Educação no Cerrado e Cidadania - UFG/Câmpus Goiás e membro dos seguintes grupos: Núcleo de Formação de Professores da FE/UFG; Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (Redecentro-UFG) e Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte (UFF). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4, nessa última é membro do conselho deliberativo da Regional 4 (Gestão 2023-2025), é ainda integrante da Gestão Colegiada do Fórum de Licenciatura da UFG (Gestão 2023-2025). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisas sobre pesquisas, Formação de professores-professoras, Ensino de Ciências e Biologia e Educação Infantil.

  • Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Federal University of Goiás

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2020), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2008). Foi professora da Educação Básica (2011 a 2013) e no Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás no curso de Ciências Biológicas e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2012 e 2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação em ciências, educação do campo e educação ambiental. Vinculada ao grupo de pesquisa "Educação no Cerrado e Cidadania". Membro do Fórum de Licenciatura da UFG. Professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo, atuando como coordenadora do programa de Residência Pedagógica e coordenadora de estágio do curso. Atualmente também, professora formadora na especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação Básica e no programa Escola da Terra, ambos na UFG-Câmpus Goiás. Membro do Conselho da Associação Nacional de Ensino de Biologia - Regional 04 na Gestão 2021-2023.

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Published

2025-09-09

How to Cite

NETO, José Firmino de Oliveira; CARDOSO, Elisandra Carneiro de Freitas. Ensino de Ciências e Biologia em (re)conexões : desemparedar a escola, mobilizar vida-formação em(na) natureza . JOURNAL TRIANGLE, [S. l.], v. 18, n. Esp.1, p. e025024, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.1.7985. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7985. Acesso em: 6 dec. 2025.