O Torneio Intcombate
um jogo de cartas para o aprendizado de fundamentos de hardwares e softwares
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8288Palavras-chave:
Intcombate, Jogo de Cartas, Fundamentos de Hardware e Software, Ensino-aprendizagemResumo
Estudos recentes têm demonstrado o impacto positivo dos jogos na vida de crianças e adolescentes. Apesar da visão ruim apresentada por muitos educadores e parte da sociedade na utilização de jogos, estes estudos tem demonstrado que meninos e meninas que passaram mais tempo em videogame apresentaram uma melhoria na sua inteligência. Os jogos possuem várias características que se usadas adequadamente em ambientes educacionais podem potencializar habilidades cognitivas e o processo de ensino-aprendizagem. Muitos educadores buscam associar as características positivas dos jogos com conteúdo presente nas ementas de disciplinas obrigatórias em ambientes educacionais. O IntCombate é um jogo de cartas criado com a finalidade de associar características positivas de jogos famosos com conteúdo presente nas disciplinas de Fundamentos de Hardware, Software e Manutenção de Computadores. O presente artigo, apresenta o jogo IntCombate e os resultados da sua aplicação em turmas do primeiro ano do ensino técnico integrado ao ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, entre os anos de 2018 à 2023. O jogo IntCombate, utilizado como exercício de fixação, apresentou como resultados, além do aumento das notas dos discentes, a melhoria na motivação destes estudantes durante a prática de realização de exercícios de fixação de conteúdo.
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