O Torneio Intcombate

um jogo de cartas para o aprendizado de fundamentos de hardwares e softwares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8288

Palavras-chave:

Intcombate, Jogo de Cartas, Fundamentos de Hardware e Software, Ensino-aprendizagem

Resumo

Estudos recentes têm demonstrado o impacto positivo dos jogos na vida de crianças e adolescentes. Apesar da visão ruim apresentada por muitos educadores e parte da sociedade na utilização de jogos, estes estudos tem demonstrado que meninos e meninas que passaram mais tempo em videogame apresentaram uma melhoria na sua inteligência. Os jogos possuem várias características que se usadas adequadamente em ambientes educacionais podem potencializar habilidades cognitivas e o processo de ensino-aprendizagem. Muitos educadores buscam associar as características positivas dos jogos com conteúdo presente nas ementas de disciplinas obrigatórias em ambientes educacionais. O IntCombate é um jogo de cartas criado com a finalidade de associar características positivas de jogos famosos com conteúdo presente nas disciplinas de Fundamentos de Hardware, Software e Manutenção de Computadores. O presente artigo, apresenta o jogo IntCombate e os resultados da sua aplicação em turmas do primeiro ano do ensino técnico integrado ao ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, entre os anos de 2018 à 2023. O jogo IntCombate, utilizado como exercício de fixação, apresentou como resultados, além do aumento das notas dos discentes, a melhoria na motivação destes estudantes durante a prática de realização de exercícios de fixação de conteúdo.

Biografia do Autor

  • Flamarion Assis Jeronimo Inácio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

    Possui bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006), especialização em Gestão de Telecomunicação pela Escola Aberta do Brasil - ESAB (2010), mestrado Profissional em Educação Tecnológica pelo IFTM - Campus Uberaba (2016) e Licenciatura em Formação Pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica em Ciências da Computação. Atualmente é doutorando pelo PPGET - Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológico pelo IFTM - Campus Uberaba. Trabalhou no SENAC como Instrutor de Formação profissional na área de informática (2003-2007) no SENAI também como Instrutor de Formação Profissional nas áreas de Informática, Eletrônica e Eletroeletrônica (2007-2010) e como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Magistério Superior em no IFTM - Campus Patrocínio cursos Técnicos (Concomitante e Integrados), Tecnológicos e Bacharelados (2010-atual). Além de docente no IFTM - Campus Patrocínio também participava na gestão de Coordenador de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Eletrônica) e Diretor-geral (2012-2017). Atualmente é professor de Ensino básico, técnico e tecnológico,  substituto da Coordenação do curso Técnico em Informática do IFTM - Campus Patrocínio e doutorando em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFTM - Campus Uberaba.

  • Hugo Leonardo Pereira Rufino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

    Pós-doutorado em Computação pela Universidade de Coimbra.  Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFTM - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, atuando nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nos programas de pós-graduação stricto sensu: Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) http://lattes.cnpq.br/8302663661351693

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

INÁCIO, Flamarion Assis Jeronimo; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira. O Torneio Intcombate: um jogo de cartas para o aprendizado de fundamentos de hardwares e softwares. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025004, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8288. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8288. Acesso em: 6 dez. 2025.