Indisciplina escolar, toma que o filho é teu

uma análise de artigos científicos dos últimos 5 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8294

Palavras-chave:

Indisciplina, Relação escola-família, Educação

Resumo

Este artigo objetiva sistematizar as produções científicas acerca da indisciplina escolar e do envolvimento familiar no processo de ensino-aprendizagem. O estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica de publicações dos últimos cinco anos (2019 a 2023), utilizando os descritores “indisciplina escolar e família”, totalizando 29 (vinte e nove) artigos provenientes das bases de dados Educa, Redalyc e Scielo. A análise qualitativa foi realizada conforme a abordagem proposta por Minayo (2010), com os resultados organizados em três categorias: indisciplina escolar e seus desdobramentos, papel social da educação escolar e do professor, e relação entre escola e família. A análise teórica fundamenta-se em autores como Freire, Bourdieu, Passeron, Foucault e Saviani. Em linhas gerais, os artigos revisados abordam as estratégias da escola para lidar com a indisciplina e o papel da família nesse contexto. Concluiu-se que medidas socioeducativas, parcerias entre escola e órgãos sociais, bem como a formação continuada dos professores, são cruciais para a construção de um ambiente escolar favorável. Além disso, a pedagogia crítica e dialógica emerge como uma abordagem que promove uma educação participativa e equitativa, garantindo a representatividade de todas as instituições envolvidas no processo educativo.

 

Biografia do Autor

  • Joana Darc Aparecida Braz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM. Participa do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduação em Serviço Social UNIUBE - (2009). Pós-Graduação em Dependência Química Faculdade Católica – (2011). Especialista em Programas e Projetos Socias IFTM – (2012). Especialização em Gestão Pública em Saúde UFU – (2019). Pós Graduação Especialização em Pedagogia Universitária UFTM (2022). Atualmente é servidora pública municipal da Secretaria de Educação de Uberaba- Mg.

  • Andreia Beatriz Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, linha de pesquisa: Fundamentos e Práticas Educacionais - Espaços Educacionais e Processos Formativos. Participa do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2007). Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2015). Pós graduação em Educação Inclusiva pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2017). Pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica - UNIUBE (2021). Atualmente é professora de educação básica da Prefeitura Municipal de Uberaba, atuando na Sala de Atendimento Educacional Especializado.

  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutor em Educação para a Ciência (Unesp). Docente junto à UFTM, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/242984). Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1037654075125918. Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

BRAZ, Joana Darc Aparecida; MOREIRA, Andreia Beatriz; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. Indisciplina escolar, toma que o filho é teu: uma análise de artigos científicos dos últimos 5 anos. Revista Triângulo, [S. l.], v. 18, n. Esp.2, p. e025010, 2025. DOI: 10.18554/rt.v18iEsp.2.8294. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/8294. Acesso em: 6 dez. 2025.