Indisciplina escolar, toma que o filho é teu
uma análise de artigos científicos dos últimos 5 anos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v18iEsp.2.8294Palavras-chave:
Indisciplina, Relação escola-família, EducaçãoResumo
Este artigo objetiva sistematizar as produções científicas acerca da indisciplina escolar e do envolvimento familiar no processo de ensino-aprendizagem. O estudo baseia-se em uma revisão bibliográfica de publicações dos últimos cinco anos (2019 a 2023), utilizando os descritores “indisciplina escolar e família”, totalizando 29 (vinte e nove) artigos provenientes das bases de dados Educa, Redalyc e Scielo. A análise qualitativa foi realizada conforme a abordagem proposta por Minayo (2010), com os resultados organizados em três categorias: indisciplina escolar e seus desdobramentos, papel social da educação escolar e do professor, e relação entre escola e família. A análise teórica fundamenta-se em autores como Freire, Bourdieu, Passeron, Foucault e Saviani. Em linhas gerais, os artigos revisados abordam as estratégias da escola para lidar com a indisciplina e o papel da família nesse contexto. Concluiu-se que medidas socioeducativas, parcerias entre escola e órgãos sociais, bem como a formação continuada dos professores, são cruciais para a construção de um ambiente escolar favorável. Além disso, a pedagogia crítica e dialógica emerge como uma abordagem que promove uma educação participativa e equitativa, garantindo a representatividade de todas as instituições envolvidas no processo educativo.
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